notícias colégio
Notícias
03 de setembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Espetáculo Vozes e Memória relembra personagens, costumes e cultura de Brusque e região

Projeto voltado para a contação de histórias iniciou em 2023

O projeto teatral Vozes e Memória teve uma exibição no auditório do Bloco F da UNIFEBE. O espetáculo tem como roteiro parte das pesquisas e entrevistas gravadas com moradores de Brusque e região. Nos relatos, estão memórias das paisagens, heranças culturais, costumes e causos com foco local.

O foco da peça está na contação de histórias, tanto a oralidade como principal fonte e linguagem para apresentação, compartilhamento das narrativas. Os relatos trazem narrativas simples, reveladoras e com temas universais para o público.

A proposta é desenvolvida desde o ano passado e, para a peça, foi montado um elenco com Patrícia Souza, Lieza Neves e Emiliano de Souza. Para além das apresentações, com pequena circulação. Em um site, que leva o nome da pesquisa, estão disponíveis curiosidades da cultura regional e o resultado do trabalho.
“O projeto atua na área do Patrimônio Imaterial, com o objetivo de preservar as histórias e as narrativas de um tempo passado, que são características de Brusque, Guabiruba e Botuverá”, descreve a criadora do projeto, Lieza Neves.

Na iniciativa, ainda são abordados diferentes elementos do patrimônio imaterial da região, como o modo de preparo de receitas típicas, como a cuca ou o cachorro-quente; prática de tiro ao alvo; os Jogos Abertos; o Pelznickel e a Missa Bergamasca. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Fundação Cultural de Brusque e Prefeitura Municipal de Brusque.

Vida Ativa
A apresentação acompanhada, em agosto, por integrantes do projeto Vida Ativa, da UNIFEBE, foi uma experiência marcante. Liliam Noriller Tholl, afirma que o teatro remeteu ao período quando trabalhou na Confeitaria Koehler. Já para Eliane Morin, o trabalho de pesquisa despertou a atenção.

A psicóloga Luzia Meurer acompanha o projeto Vida Ativa e destaca o papel da iniciativa na promoção do bem-estar entre os participantes do projeto. “A iniciativa reforça o compromisso da UNIFEBE em proporcionar uma vida ativa e saudável para a terceira idade, incentivando a reflexão sobre a importância da memória e das tradições culturais na construção de uma sociedade mais consciente e conectada com suas raízes”.
Para a Supervisora do Vida Ativa, Ângela Sikorski Santos, o projeto segue comprometido com a oferta de atividades que celebrem a memória e a cultura local. “O Projeto Vida Ativa continuará a buscar parcerias que enriqueçam a experiência dos participantes, sempre com foco no fortalecimento dos laços comunitários”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Bolsistas do Artigo 170 irão à Assembléia Legislativa

Bolsistas do Artigo 170 irão à Assembléia Legislativa


01 de dezembro de 2009
Reitora da Unifebe participa de reunião do Conselho da SDR

Reitora da Unifebe participa de reunião do Conselho da SDR


24 de abril de 2008
Fonoaudióloga palestra a acadêmicos de Letras-Inglês
Letras/Inglês

Fonoaudióloga palestra a acadêmicos de Letras-Inglês


13 de abril de 2023
Skip to content