De volta à sala de aula, a egressa do curso de Pedagogia da UNIFEBE, Beatriz Aparecida Amorim, compartilhou com as acadêmicas da 6.ª fase do curso, uma série de competências e habilidades. A oficina “Estratégias criativas para elaboração de Planos de Ação e materiais didáticos na Educação Infantil”, foi realizada no último dia 31 de julho, no componente curricular Estágio Supervisionado II, e visou desenvolver competências teóricas e práticas nas futuras pedagogas, para a criação e implementação de planos de ação e materiais didáticos inovadores, promovendo um ambiente de aprendizagem estimulante e eficaz na Educação Infantil.
As professoras orientadoras do Estágio Supervisionado II, Giselly C. Brandalise Mondardo e Gissele Prette, explicam que a oficina está em consonância com a proposta pedagógica do curso, pois nessa etapa do Estágio, as estudantes realizam a aplicação dos Planos de Ação com as turmas que observaram no Estágio I. Segundo as docentes, diálogos como esse contribuem significativamente para o desenvolvimento das acadêmicas no aprimoramento de suas competências pedagógicas e habilidades de planejamento, promovendo a criatividade e a inovação na criação de materiais didáticos que engajem e estimulem as crianças.
Para a acadêmica Camila Dada, a atividade serviu de inspiração para a prática no Estágio Supervisionado II. “Em sua fala, a professora Beatriz nos mostrou importância de um planejamento cuidadoso e estratégico para promover um ambiente de aprendizagem rico e estimulante. As ideias e práticas apresentadas nos motivaram a aplicar novas estratégias que podem fazer uma grande diferença na vida das nossas crianças. Foi um verdadeiro privilégio ouvir e aprender com alguém tão dedicada e apaixonada pelo que faz”, avalia a estudante.
Ouvir os relatos e aprender com uma egressa do curso serviu de exemplo para a acadêmica Thalita Gabriela Dias Ramos. “É notável a paixão e dedicação em seu trabalho. A capacidade que a professora Beatriz tem de conectar teoria e prática de forma tão simples, clara e envolvente é admirável, toda sua sabedoria e o entusiasmo que compartilhou conosco foram muito importantes para o desenvolvimento de nossas habilidades”, complementou Thalita.
A proximidade com profissionais experientes desempenha um papel significativo na formação das estudantes, pontua a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann. “Essa interação direta com educadoras da rede não só amplia a compreensão das estudantes sobre as complexidades do ambiente educacional, mas também as prepara de maneira abrangente e inovadora para sua futura prática docente. Além disso, a ação compreende dois projetos do curso, como o “Roda de Conversa”, aproximando a relação teoria e prática e, “Por onde andas”, trazendo os egressos para falar das suas trajetórias profissionais”, acrescenta a coordenadora.
Neste semestre, as estudantes da 6.ª fase de Pedagogia realizarão o Estágio Supervisionado II, aplicando seus Planos de Ação com os alunos dos Centros de Educação Infantil Círculo Bom Samaritano, Nova Brasília e Sofia Dubiella.