notícias colégio
Notícias
07 de agosto de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estratégias criativas para um ambiente de aprendizagem estimulante é tema de oficina com estudantes de Pedagogia da UNIFEBE

Atividade foi desenvolvida com acadêmicas da 6.ª fase do curso

De volta à sala de aula, a egressa do curso de Pedagogia da UNIFEBE, Beatriz Aparecida Amorim, compartilhou com as acadêmicas da 6.ª fase do curso, uma série de competências e habilidades. A oficina “Estratégias criativas para elaboração de Planos de Ação e materiais didáticos na Educação Infantil”, foi realizada no último dia 31 de julho, no componente curricular Estágio Supervisionado II, e visou desenvolver competências teóricas e práticas nas futuras pedagogas, para a criação e implementação de planos de ação e materiais didáticos inovadores, promovendo um ambiente de aprendizagem estimulante e eficaz na Educação Infantil.

As professoras orientadoras do Estágio Supervisionado II, Giselly C. Brandalise Mondardo e Gissele Prette, explicam que a oficina está em consonância com a proposta pedagógica do curso, pois nessa etapa do Estágio, as estudantes realizam a aplicação dos Planos de Ação com as turmas que observaram no Estágio I. Segundo as docentes,  diálogos como esse contribuem significativamente para o desenvolvimento das acadêmicas no aprimoramento de suas competências pedagógicas e habilidades de planejamento, promovendo a criatividade e a inovação na criação de materiais didáticos que engajem e estimulem as crianças.

Para a acadêmica Camila Dada, a atividade serviu de inspiração para a prática no Estágio Supervisionado II. “Em sua fala, a professora Beatriz nos mostrou importância de um planejamento cuidadoso e estratégico para promover um ambiente de aprendizagem rico e estimulante. As ideias e práticas apresentadas nos motivaram a aplicar novas estratégias que podem fazer uma grande diferença na vida das nossas crianças. Foi um verdadeiro privilégio ouvir e aprender com alguém tão dedicada e apaixonada pelo que faz”, avalia a estudante.

Ouvir os relatos e aprender com uma egressa do curso serviu de exemplo para a acadêmica Thalita Gabriela Dias Ramos. “É notável a paixão e dedicação em seu trabalho. A capacidade que a professora Beatriz tem de conectar teoria e prática de forma tão simples, clara e envolvente é admirável, toda sua sabedoria e o entusiasmo que compartilhou conosco foram muito importantes para o desenvolvimento de nossas habilidades”, complementou Thalita.

A proximidade com profissionais experientes desempenha um papel significativo na formação das estudantes, pontua a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann. “Essa interação direta com educadoras da rede não só amplia a compreensão das estudantes sobre as complexidades do ambiente educacional, mas também as prepara de maneira abrangente e inovadora para sua futura prática docente. Além disso, a ação compreende dois projetos do curso, como o “Roda de Conversa”, aproximando a relação teoria e prática e, “Por onde andas”, trazendo os egressos para falar das suas trajetórias profissionais”, acrescenta a coordenadora.

Neste semestre, as estudantes da 6.ª fase de Pedagogia realizarão o Estágio Supervisionado II, aplicando seus Planos de Ação com os alunos dos Centros de Educação Infantil Círculo Bom Samaritano, Nova Brasília e Sofia Dubiella.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Palestra reúne alunos de Ciências Contábeis no Auditório da Unifebe

Palestra reúne alunos de Ciências Contábeis no Auditório da Unifebe


27 de maio de 2009
UNIFEBE avança com o ensino e pesquisa por meio de laboratório para otimizar sistemas produtivos nas organizações
Universidade Comunitária

UNIFEBE avança com o ensino e pesquisa por meio de laboratório para otimizar sistemas produtivos nas organizações


26 de abril de 2019
Confira a Lista de Aprovados no Processo Seletivo Especial 2006

Confira a Lista de Aprovados no Processo Seletivo Especial 2006


24 de janeiro de 2006
Skip to content