A história de um pequeno herói improvável ganhou as páginas com uma narrativa envolvente e ilustrações no lançamento do livro “As aventuras de Pinto Júnior”. A obra foi escrita pelo estudante do 6. º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio UNIFEBE, Arthur Crespi Castro, e tem ilustrações do artista gaúcho Lemmas.
A produção, escrita ainda quando Arthur tinha 10 anos, ganhou destaque ao receber a Menção Honrosa no 4.º Prêmio Literário Sesc Criança. O lançamento ocorreu durante cerimônia no Sesc Palhoça, como parte da celebração de 79 anos da instituição em Santa Catarina, e a edição é da Editora Sesc.
Como protagonista, Arthur escolheu um pintinho que percorre o reino das galinhas, buscando cumprir uma profecia antiga e levar uma oferenda ao príncipe Pintildo. Até cumprir seus objetivos, o pequeno herói precisa superar monstros, seres poderosos e obstáculos.
Segundo o autor, a narrativa criada ganhou ainda mais corpo com a atenção dada à ilustração da obra. Com os detalhes, ele indica que a história ficou ainda mais rica e atrativa.
Contente com o lançamento e a possibilidade de ver a história em um livro, Arthur destaca o papel da leitura no desenvolvimento do repertório necessário para a produção textual. “Foi incrível ver um sonho realizado. Escrevo desde pequeno, então ver meu livro nas bibliotecas é maravilhoso. Aprendi muito durante o processo de edição e finalização do meu texto; me senti muito feliz”, relata.
Paixão pela leitura
Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a conquista demonstra a iniciativa e a dedicação do estudante. “Estamos muito orgulhosos da obra produzida pelo Arthur. Essa produção foi fruto do protagonismo dele, da autonomia dele”, descreve.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais, Joziane de Moura Weirich, o reconhecimento é resultado da paixão pela leitura e escrita cultivada pelo estudante. Ela comemora a publicação do primeiro livro do jovem Arthur e acredita que o hábito de escrever colaborará com o seu desenvolvimento pessoal e escolar.
“Esse feito revela não apenas talento, mas também dedicação e amor pelo conhecimento, valores que enriquecem sua trajetória escolar e pessoal. Para o Colégio, é motivo de grande orgulho acompanhar conquistas como essa, que refletem a força da educação e o incentivo ao desenvolvimento integral de nossos alunos”, descreve a professora.
Fotos: Dylan Pieczarka Pederneiras