O Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE passou a ofertar, este ano, uma disciplina ministrada inteiramente em inglês. As aulas de Comunicação e Linguagem começaram na primeira semana de fevereiro e marcaram um importante passo para o processo de internacionalização do currículo da instituição. “Vocês são a primeira turma, em 52 anos, que estão tendo uma disciplina comum aos outros cursos, ofertada 100% em inglês. Isso de fato é um marco para a UNIFEBE, oportunizar para os nossos acadêmicos esse exercício da segunda língua, mas não de forma complementar, e sim integrada ao currículo. Vocês ficarão para a história. Que vocês saiam daqui mais bem preparados para este mundo que está cada vez mais internacional”, salientou o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, aos acadêmicos da primeira turma.
A metodologia
Visando uma imersão completa no idioma, o material de apoio e o conteúdo da disciplina são apresentados totalmente em inglês. Por ser uma disciplina comum para todos os cursos de Graduação, a turma conta com estudantes de diferentes áreas. “Temos estudantes de cursos bastante distintos, como Pedagogia, Design de Moda, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, entre outros. A interdisciplinaridade possibilita que cada aluno traga perspectivas e experiências próprias, ampliando o debate e favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Além do aprendizado do idioma, a disciplina estimula a comunicação, o pensamento crítico e a adaptação a diferentes contextos, preparando os estudantes para um cenário profissional cada vez mais globalizado”, destaca o professor da disciplina, Fabio Julio Pereira Briks.
O desafio de cursar uma disciplina em outro idioma foi o que instigou a acadêmica da 3.ª fase de Design de Moda, Tainá Klabunde Floriani. “Eu estava buscando a oportunidade de praticar o segundo idioma e essa iniciativa possibilita que eu continue estudando o inglês, aprendendo um conteúdo da universidade. Um dos meus desejos, após formada, é continuar os estudos ou trabalhar no exterior. Vejo que ter essa disciplina na grade curricular é um diferencial, principalmente para o meu objetivo”, revela a estudante.
Ao longo da disciplina, os acadêmicos aprenderão o estudo da linguagem e dos processos de comunicação, a produção e leitura de textos, questões como coerência, coesão e adequação à norma padrão aplicada aos diferentes gêneros textuais. Além disso, os estudantes serão orientados no planejamento de pesquisas acadêmicas, com ênfase em revisão de literatura, normas para trabalhos acadêmicos e o uso de técnicas de pesquisa, tanto quantitativas quanto qualitativas, culminando na análise de dados. Tudo isso ministrado integralmente em inglês.
