notícias colégio
Notícias
02 de agosto de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes da UNIFEBE desenvolvem ações sociais em hospital e residencial multifamiliar de Brusque

Atividades integram o projeto Jardim Cultural realizado com os acadêmicos bolsistas da instituição

A solidariedade e o enxergar o outro com empatia e compaixão são algumas das competências trabalhadas pelo projeto Jardim Cultural, desenvolvido pelo professor Emiliano Daniel de Souza com os acadêmicos bolsistas do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O projeto de extensão social com visão socioeducativa visa levar os estudantes a se envolverem com a comunidade, por meio de visitas em hospitais e residenciais multifamiliares, levando conhecimento, cultura e lazer.

No primeiro semestre de 2022, o projeto foi executado em três etapas. Na primeira, acompanhados pelo professor, os acadêmicos visitaram o Condomínio Residencial Sesquicentenário, no bairro Limeira. Lá os estudantes realizaram, com cerca de 200 crianças, uma série de atividades de lazer com jogos de argola, bambolês, cordas e diversas outras brincadeiras. A segunda visita do projeto foi ao Hospital Imigrantes de Brusque. No local, os acadêmicos apresentaram músicas e declamaram poemas com o intuito de levar consolo e alegria aos pacientes e profissionais da saúde que atuam na instituição.

Por fim, os alunos visitaram um idoso que precisava de companhia. O objetivo era proporcionar um momento de carinho àqueles que tanto necessitam de atenção. “Em cada ação eles perceberam o poder que a atenção e olhar com cuidado e carinho para o outro é transformador. Certamente nos cursos que eles escolheram eles aprendem diversas habilidades e competências, mas ao sair do espaço universitário e ir ao encontro de pessoas com múltiplas necessidades, eles compreendem as diferenças socioculturais e saem da graduação como seres humanos e profissionais ainda melhores”, pontua o coordenador do projeto, professor Emiliano.

Jardim Cultural: onde a diversidade floresce

De acordo com Emiliano o nome do projeto estabelece analogias ao cultivo e a beleza.

Assim como o conhecimento, o jardim não nasce pronto, é preciso um local e um jardineiro para que sejam feitos os canteiros, a semeadura e os cuidados com a germinação. Após esse zelo, chega o momento de se encantar com a beleza que ele oferece, de colher, de enfeitar e perfumar outros espaços. Nesse sentido que, o Jardim Cultural cultiva a cultura, e a dissemina por meio de ações sociais.

“Participar do Jardim Cultural é muito especial, um misto de alegria e gratidão. Em cada ação percebemos o quanto a nossa presença mudou o dia daquelas pessoas. Vimos felicidade nos olhos delas. Como acadêmica, acredito que essas ações nos ensinam competências e habilidades que são essenciais para qualquer profissional e ser humano. Com certeza concluímos o projeto do semestre sendo pessoas diferentes do que quando iniciamos”, salienta a acadêmica de Ciências Contábeis, Fernanda Alves Evangelista.

O Jardim Cultural integra a relação de projetos desenvolvidos pela UNIFEBE com os acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina- UNIEDU. As ações são realizadas pelos estudantes como contrapartida pelo incentivo financeiro que recebem para cursar o ensino superior.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Ciclo de palestras na área de Educação Física acontece na UNIFEBE

Ciclo de palestras na área de Educação Física acontece na UNIFEBE


18 de outubro de 2012
Está aberta a Semana de Educação Física

Está aberta a Semana de Educação Física


20 de setembro de 2011
Gestão da qualidade empresarial é tema de colóquio
Palestra

Gestão da qualidade empresarial é tema de colóquio


22 de junho de 2018
Skip to content