01 de julho de 2016

UNIFEBE produz e distribui álcool gel em ação contra H1N1

alcool-gel (2)

O inverno chegou, e com a estação mais fria do ano, também aumentam os casos de gripes e resfriados. Para auxiliar na prevenção de doenças causadas por vírus e bactérias, em especial a gripe H1N1, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançou uma campanha preventiva com a distribuição de álcool gel. A iniciativa partiu do curso de Engenharia Química da instituição.

Os frascos de álcool gel, distribuídos gratuitamente aos acadêmicos e funcionários, foram produzidos no laboratório de Química da UNIFEBE. Para evitar o aparecimento de alergias, o produto também contém uma porção de hidratante adicionada à sua fórmula.

Segundo a professora de Química, Daniele Vasconcellos, o uso do álcool gel foi determinado pela Organização Mundial da Saúde, principalmente, nas épocas de epidemias e no inverno, quando as proliferações de determinadas doenças, como a H1N1, são muito mais problemáticas.

— O álcool que foi produzido no laboratório é diferenciado por também ser hidratante. A ação do álcool remove os lipídios na pele e muitas pessoas acabam desenvolvendo reações. Para minimizar esse efeito, adicionamos o hidratante — explica a professora.

alcool-gel (3)

Oficina

A produção do álcool gel foi feita durante uma oficina com a participação de alguns alunos do Ensino Médio e acadêmicos.

— A oficina foi uma forma de proporcionar o contato direto com esse mecanismo de processo de produção, e fazer  que os alunos se conscientizem sobre a importância de seguir todas as etapas do processo, garantindo ao cliente um produto dentro das normas de qualidade — conta.

Para a aluna do ensino médio, Thainá de Oliveira Matte, 16 anos, foi muito legal participar da oficina.

— Eu nunca tinha participado de algo assim antes, foi uma ótima experiência. No começo fiquei um pouco nervosa com o passo a passo, mas depois me acalmei e consegui me concentrar — diz.

alcool gel
Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Estudante bem cotado no Enade pode ganhar bolsa de estudos