04 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Exibição de vôlei adaptado da Abeati na UNIFEBE integra atletas e comunidade acadêmica

Ação fez parte das atividades alusivas ao mês de combate à violência contra a pessoa idosa

As atividades de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, desenvolvidas ao longo do mês de junho, na UNIFEBE, tiveram seu encerramento com uma exibição de vôlei. A atividade do chamado Junho Violeta, recebeu os atletas da Associação Brusquense de Esportes Adaptados para a Terceira Idade (Abeati).

A equipe, formada por integrantes dos cerca de 40 membros atuais da associação é vice-campeã dos Jogos da Terceira Idade (Jasti) deste ano. Além da presença e exibição dos atletas, a ação também contou com a interação com professores, funcionários e membros da gestão superior da UNIFEBE, como o pró-reitor de Graduação (Proeng), professor Sidnei Gripa e a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva. O coordenador do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH – UNIFEBE), professor Ricardo Vianna Hoffmann também acompanhou a atividade da última semana.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, a integração da atividade se soma a outras iniciativas organizadas ao longo do mês e as mantidas pela instituição, como o projeto Vida Ativa, realizado semanalmente com pessoas acima dos 60 anos. “A instituição mantém diferentes projetos que buscam se aproximar da comunidade e que receberam atividades especiais durante o Junho Violeta. Receber essa exibição é motivo de alegria em poder proporcionar este momento diferente para todos”, descreve.

Já para o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, é importante que universidade e comunidade mantenham a integração histórica verificada em Brusque. Ele destaca a reflexão gerada por esse tipo de ação, assim como a aproximação entre a comunidade acadêmica e externa. “Além de um ato de respeito, essa ação permitiu conhecer mais sobre a atuação deste grupo que se mantém tão ativo na promoção do bem social e a inclusão. Para a instituição, receber uma iniciativa como essa e poder dar visibilidade a esse projeto, é uma maneira de reconhecer e estimular ações semelhantes”.

Reconhecimento
“Eu diria que participar da ação na UNIFEBE foi um dos melhores momentos já vividos na minha vida, com pessoas tão maravilhosas”, relata a jogadora Sonia Paza do Nascimento. Aos 64 anos, ela acredita que ainda é necessária a conscientização sobre como tratar com as pessoas da faixa etária.

Na avaliação dela a forma de tratar a pessoa idosa ainda carece de respeito, carinho e amor pela sociedade. “A sociedade é implacável, e, muitas vezes, acha que o idoso é alguém que não serve para nada, infelizmente. Acho importantíssimo que todos os idosos tenham a oportunidade de participar de grupos nos quais possam praticar alguma atividade que lhes tragam alegria, bem-estar e, principalmente, saúde física e mental”, afirma.

Reitora da Unifebe viaja com a Acafe

01 de junho de 2006
Prefeitura de Nova Trento publica nota de esclarecimento sobre transporte universitário

11 de junho de 2013