01 de novembro de 2012

Experiência internacional encerra Semana de Pedagogia

A 12ª Semana de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE iniciou as atividades do último dia de encontro com uma apresentação de música e declamação de poemas preparadas pelo professor Emiliano Daniel de Souza e seus alunos. Em seguida, foi apresentado o relato da experiência internacional da professora Marisa Zanoni Fernandes, pesquisadora da área da 1ª infância, doutora pela Universidade Federal do Paraná e docente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – PIBID, que apresentou o tema "A educação infantil como projeto de comunidade: contribuições da experiência de San Miniato, Itália".

Dentre os temas abordados na semana acadêmica, os participantes puderam assistir à palestra “Educação em Direitos Humanos – EDH” com o professor e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Brusque, Ricardo Vianna Hoffmann.

“Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente, o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei e que apesar das inúmeras diferenças biológicas e culturais que os distinguem entre si, merecem igual respeito, como únicos entes no mundo”, afirmou.

A programação continuou no dia 30, com a apresentação de relatos de experiência da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA). O palestrante convidado do CEJA é o assessor de direção, Olavo Telles Laranjeiras da Silva. Também participaram a diretora de Ensino Fundamental da EJA, Luciana Raimundo Marcos, a diretora da EJA, Clair Teresinha Felipim Kleeman e a coordenadora pedagógica da EJA Karina Schulenburg.

A coordenadora do curso, Marcilene Popper Gomes, salientou que a semana acadêmica foi realizada com o intuito de promover discussões sobre temas abrangentes que envolvem a educação e que a participação dos alunos na escolha dos temas foi fundamental para o sucesso da atividade.

Texto: Elizandra Damasceno

Acadêmicos participam de aula no circo