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09 de janeiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Extensão universitária possibilita atuação de acadêmicos em prol do desenvolvimento regional

Cursos da UNIFEBE realizam semestralmente série de ações por meio da Curricularização da Extensão

Vivenciar a universidade fora do campus, ir além das experiências de sala de aula e praticar a futura profissão em prol do desenvolvimento da sociedade é um dos desafios da Curricularização da Extensão.

Aplicado semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), a Jornada de Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

Todo o conhecimento adquirido na universidade, amparado por professores de diversas disciplinas em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

“A Jornada de Curricularização legitima nosso papel de universidade comunitária. Além de proporcionar que o acadêmico tenha uma formação integral, tornando-se um profissional e um cidadão muito mais envolvido e comprometido”, enaltece a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Neste semestre, os mais de 25 cursos de Graduação da instituição desenvolveram uma série de ações com base nas demandas apontadas pela própria sociedade. “Aliar ensino, pesquisa e extensão são os pilares que formam a base do conhecimento acadêmico. Ao vivenciar essas experiências ao longo do curso nossos estudantes desenvolvem um olhar científico, técnico e ao mesmo tempo sensível sobre suas profissões”, complementa o pró-reitor de Graduação, Sidnei Gripa.

Conheça alguns dos projetos realizados em 2022.2:

Consultoria nas Organizações

Propor ações para ampliar as receitas recorrentes e fazer com que a ONG Lar Menino Deus tivesse uma maior estabilidade financeira era o desafio dos acadêmicos de Administração, Processos Gerenciais e Gestão Comercial na Jornada de Curricularização da Extensão. A partir de uma análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, as equipes elaboraram várias propostas que foram apresentadas ao agente externo. Desenvolvendo um processo de gestão, os acadêmicos criaram um Plano de Ação que foi avaliado por professores e representantes do Lar Menino Deus como a melhor solução a ser aplicada pela instituição.

Revitalização da Biblioteca Escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) – Brusque

Os cursos de Engenharia Civil, Letras-Inglês, Arquitetura e Urbanismo e Educação Especial se uniram neste semestre para revitalizar a Biblioteca Escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). A equipe doou títulos literários e adaptou um livro para necessidades especiais, além de elaborar a planta baixa, identificar patologias e sugerir melhorias para o prédio do CEJA. Os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo tiraram medidas e fotos da edificação, enquanto alunos de duas turmas do CEJA participaram de oficinas na UNIFEBE sobre solos, hidráulica, física e maquetaria. Também foram desenvolvidos materiais com as plantas 2D e 3D, um relatório de manifestações patológicas e arquivos com sugestões de layout de móveis, iluminação e pinturas.

Educação Financeira

Para compreender o papel e as implicações da educação financeira no orçamento pessoal e familiar dos acadêmicos, o curso de Ciências Contábeis desenvolveu uma série de atividades e oficinas de orientação. Por meio do Núcleo de Atendimento Contábil, os estudantes do curso, com o apoio dos professores promoveram oficinas sobre Finanças Pessoais e disponibilizaram atendimento gratuito à população sobre o tema. As informações coletadas ao longo do processo também serviram de base para o desenvolvimento de artigos científicos apresentados no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFEBE.

Moda & Pets

A Curricularização do 2º semestre de 2022, intitulada Moda & Pets, teve como premissa a responsabilidade social da Moda com a causa animal. Depois de conhecer a realidade das ONGs Acapra, de Brusque, Chat Mouillé, de Brusque, e ABPA de São João Batista, os acadêmicos do curso pesquisaram e produziram acessórios, camas, tapetes higiênicos e roupinhas com os tecidos doados pela Aradefe Malhas. Para contribuir com a divulgação das ações realizadas pelas Organizações, os estudantes também produziram um vídeo institucional para a Chat Mouillé e um documentário com o resultado de todo o processo da curricularização.

Flip Criativo

Este foi o nome da gincana realizada pelos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda na Jornada de Curricularização da Extensão. Neste semestre, o intuito da gincana era, por meio da criatividade, contribuir com a Acapra. A dinâmica da gincana visava que todos os alunos, dos dois cursos, fossem apresentados uns aos outros, assim trabalhando juntos, como no mercado de trabalho. Os professores dos cursos também fizeram parte da gincana, sendo sorteados como líderes de grupos, para auxiliar as equipes nas provas. Além de envolver os estudantes em prol da ONG, por meio da gincana os acadêmicos e professores contribuíram com a doação de 400 quilos de ração.

Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD, n° l3.709/2018, foi o tema das ações desenvolvidas pelo curso de Direito. Após se aprofundar no assunto, uma vez que a lei é aplicada ao atendimento ao público e terá que ser aplicada em todos os documentos jurídicos, os acadêmicos criaram uma série de vídeos explicativos, direcionados às empresas. O intuito da ação é esclarecer às empresas e consumidores sobre a importância da LGPD na proteção dos dados pessoais. Os materiais produzidos pelos estudantes serão disponibilizados ao Observatório Social, Associação Empresarial de Brusque – ACIBr e Câmara dos Dirigentes Lojistas – CLD, para que em 2023 sejam postadas nas redes sociais.

As aulas de Educação Física nos espaços formais e não formais

As aulas de Educação Física nos espaços formais e não formais foram abordadas na curricularização dos cursos de Educação Física, Bacharelado e Licenciatura. Neste semestre, os acadêmicos promoveram uma série de ações, entre elas jogos, ginástica, lutas e dança com os estudantes do Ensino Médio das Escolas de Educação Básica Governador Ivo Silveira e E.E.B Santa Terezinha. O intuito das práticas aplicadas com os alunos era evidenciar o papel da Educação Física na inclusão e no aprimoramento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

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