13 de dezembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Festa da Cumeeira celebra a conclusão de mais uma fase da obra do Bloco da Saúde

Evento realizado no dia 12 de dezembro contou com a presença de profissionais responsáveis pela obra.

As fitas coloridas e a grande guirlanda pendurada em frente à entrada do Bloco da Saúde do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), representam a conclusão de mais uma importante etapa da obra. A colocação do adereço integra a celebração cultural, conhecida como Festa da Cumeeira, realizada nesta quinta-feira (12) na instituição.

A cerimônia que contou com a presença dos pedreiros e responsáveis pela obra, além de professores e colaboradores da UNIFEBE, marcou a conclusão da cumeeira (cume do telhado).

Durante o ato festivo, a reitora e o vice-reitor da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e professor Sergio Rubens Fantini, lembraram que a festa é um agradecimento a todos que ajudaram na edificação do novo Bloco.

Antes de pendurar a guirlanda, alguns dos representantes amarram uma fita colorida. Em seguida, plantaram uma árvore de nozes, em frente ao Bloco, para proteger o prédio contra os raios, e brindaram a conquista.

“Este prédio ficará para a história, como a cultura dos nossos imigrantes ficou. A Festa da Cumeeira é um ato simbólico para agradecermos cada pessoa que está tornando esse sonho realidade”, destaca Rosemari.

Após a celebração, todos os participantes foram convidados para um almoço festivo na instituição.

Tradição Cultural
A Festa da Cumeeira, Richtfest em alemão, é uma tradição europeia ainda cultivada pelos descentes dos imigrantes que colonizaram Brusque e região. Segundo as tradições, quando a construção era erguida e chegava à cumeeira (cume do telhado), os proprietários promoviam uma festa de agradecimento a todos que ajudaram na edificação.

2º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 21/08-Proc. Sel. Assistente de Rel. Públicas e Cerimoniais

03 de julho de 2008
Professor participa de evento de mobilidade urbana em Lisboa