30 de novembro de 2023
Marcelo Gouvêa

Fisioterapia Pélvica é tema de palestra na UNIFEBE

Atividade foi realizada para acadêmicos da 4ª fase do curso

O fisioterapeuta Leonardo Perão abordou a Fisioterapia Pélvica para acadêmicos da 4ª fase do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, durante palestra na instituição. O encontro ocorreu em outubro, na qual também abordou a atuação e recursos relacionados à eletroterapia.

A área tema da palestra está voltada para a reabilitação da musculatura do assoalho pélvico. Ele é responsável pela sustentação de órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.

Segundo a professora Paola Lima, a abordagem ampla da palestra permitiu uma introdução geral sobre a área aos acadêmicos, além de contextualizar sobre os equipamentos que haviam sido abordados em sala de aula de forma prática. De acordo com ela, a demanda por profissionais especializados no tema na região foi destacada pelo palestrante.

“A fisioterapia na saúde da mulher, apesar de pouco explorada, é regulamentada há 13 anos, mas vemos, no dia a dia, que é uma área pouco explorada pelos profissionais”, indica.

Para a coordenadora do curso, professora Leilane Marcos, durante a formação dos acadêmicos é importante proporcionar conhecimentos sobre as diferentes atuações da profissão. “Oportunizar o contato com profissionais de diferentes áreas desde o começo é uma das formas de apresentar os conhecimentos teóricos de forma prática”, descreve.

A acadêmica de Fisioterapia, Jamyle Bonfante, concorda que a soma de conhecimentos e contato com diferentes áreas durante a formação, melhor será para sua futura atuação. Um dos pontos que chamou a atenção da acadêmica durante a palestra foi a explicação sobre o uso da eletrotermofototerapia na área da pelve.

De acordo com ela, um contato prévio com o tema abordado havia ocorrido durante o Meeting Crefito-10, realizado em Florianópolis. Desde lá, ela afirma ter uma atenção especial para a área. “Em nossa região, existem poucos profissionais e, cada vez mais, há necessidade. A gratificação de ver a melhora e o progresso em continência urinária, dor em relações sexuais, ejaculação precoce e outros males é o que encanta os estudantes de fisioterapia”, descreve.

III Mostra de Dança Folclórica é sucesso na Unifebe

07 de maio de 2008