21 de maio de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Formação Continuada apresenta ferramentas para melhorar a interatividade nas aulas take-home

Professores da UNIFEBE e do Colégio UNIFEBE participaram, nos dias 15 e 16 de maio, de treinamento para uso de novas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.

Tornar as aulas no método take-home mais interativas e dinâmicas tem sido um dos objetivos dos professores dos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e do Colégio UNIFEBE. De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a instituição tem buscado formas de possibilitar que professores e estudantes interajam de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem, e por isso, promoveu nos dias 15 e 16 de maio, uma Formação Continuada sobre novas ferramentas de interatividade.

Logo no primeiro dia de formação, os docentes puderam conhecer e aprender mais sobre o Socrative. A ferramenta em conjunto com o Google Meet, permite que os professores desafiem os estudantes por meio de perguntas e respostas no decorrer das aulas, com feedback em tempo real do professor. As funcionalidades do sistema foram apresentadas pelo professor Joel Haroldo Baade.

Já no segundo dia, o professor Fernando Luís Merízio explicou sobre o Jamboard, um quadro branco interativo, que possibilita mais liberdade na explanação dos conteúdos. Os professores descobriram formas de apresentar os conteúdos de modo criativo, oportunizando aos estudantes uma colaboração on-line, em tempo real, na construção das atividades das disciplinas.

Para a professora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, Ivanete Lago Groh, a formação foi fundamental para melhorar as aulas em formato take-home. “O ambiente virtual Moodle nos dá uma gama de opções para a realização das aulas on-line. Mas, conhecer novas ferramentas de interação e mediação nos ajuda na dinamização das atividades de aprendizagem de forma a aperfeiçoar o conteúdo, garantir que o aluno continue engajado e interessado no trabalho, com possibilidade de ter um melhor aprendizado”, enfatiza Ivanete.

O professor de Direito, Ricardo Vianna Hoffmann, lembra que essa mudança repentina que o mundo vive fez com que os professores tivessem um novo olhar sobre a forma de ensinar. “Nós professores também estamos num processo de aprendizagem na nossa formação, e essas trocas possibilitam novas propostas na construção do conhecimento. É um desafio para nós professores, mas por outro lado, faz com que repensemos nossas atividades em sala de aula”, destaca Ricardo.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da UNIFEBE Virtual e Assessoria Pedagógica. “Essa equipe tem prestado todo suporte aos professores nesse processo de reinvenção da sala de aula. Mais do que isso, tem se empenhado em buscar novas ferramentas, que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. A prova disso tem sido os retornos positivos dos nossos professores e alunos sobre as aulas em take-home”, conclui Gripa.

Mais de 200 professores participaram nos dois dias da Formação Continuada realizada pelo Google Meet, plataforma utilizada nas aulas take-home.

Eventos da Semana – De 18 a 24 de março

15 de março de 2013