03 de fevereiro de 2015

Formação Continuada discute avaliação de forma bem-humorada

Com muito bom humor, o professor pós-doutor em Filosofia e História da Educação, Gabriel Perissé, trouxe para debate uma questão recorrente no dia a dia de alunos e professores: avaliação. A palestra “Avaliação: o ensino acima da média” marcou na noite de segunda-feira, 2 de fevereiro, a abertura da Formação Continuada do primeiro semestre do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Faltando pouco mais de uma semana para o início do ano letivo, professores, técnico-administrativos e membros da comunidade acompanharam o evento no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha. O assunto gerou reflexão.

“A avaliação não só é um tema crítico que atinge todo mundo, mas é um tema crônico. Continua sendo uma questão a ser resolvida. À medida que o aprendizado e as técnicas de aprendizado mudam, é preciso repensar os nossos instrumentos de avaliação, e não é isso que nós temos feito”, afirma.

Segundo Perissé, o ideal seria optar pelo método qualitativo ao quantitativo. “Atualmente a avaliação é feita de forma quantitativa, desprezando as circunstâncias particulares de cada aluno. É transformada em uma arma e não em uma ferramenta de promoção de verdadeiro crescimento. É preciso conversar e descobrir onde podemos melhorar”, diz.

De acordo com o reitor Günther Lother Pertschy, o debate é um dos objetivos do evento. “A formação continuada é estratégica e de extrema importância para a nossa instituição. É um momento de reflexão e preparo, além de demonstrar aos nossos profissionais as formas adequadas de fazer com que a busca pelo conhecimento seja a melhor possível na formação dos nossos jovens”, explica.

Programação

A primeira edição da Formação Continuada 2015 destaca temas, como: acessibilidade e inclusão, e ensino a distância. “Entre tantas demandas, uma instituição de ensino precisa estar preparada para trabalhar questões de acessibilidade: a forma de tratar, receber e se comunicar. E ensino a distância é uma realidade do mundo globalizado”, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Claudemir Aparecido Lopes.

Terça-feira (03/02)
Local: Laboratório de Informática I – 16h30 às 17h30

Oficina: Diário Eletrônico (Orientação sobre as funcionalidades do sistema e preenchimento)

Palestra: Estudos Interdisciplinares: Sustentabilidade, Ciência e Política
Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Luís Boeira

Quarta-feira (04/02)

Palestra: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior
Palestrantes: Professora Me. Salete Cecilia de Souza e Prof. Esp. Vanderlei Brasil
Local: Auditório do Bloco C – 14 horas

Palestra: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior

Quinta-feira (05/02)

Palestra: eSocial / Perspectivas de internacionalização na UNIFEBE
Palestrante: Prof. Me. Alessandro Fazzino / Professora Esp. Ana Paula Bonatelli
Local: Auditório do Bloco C – A partir das 19 horas

Sexta-feira (06/02)

Palestra: Ensino a distância
Palestrantes: Dr. Alexandre Marino Costa, Prof. Esp. Antonio Augusto dos Santos Soares, Professora Esp. Denise A. Bunn, Professor Me. Isac José Lopes, Professor Me. Oreste Preti
Local: Auditório do Bloco C – 19 horas

Mais informações proeng@unifebe.edu.br ou (47) 3211-7205.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Resultado final do Processo Seletivo Docente para o 2º Semestre Letivo de 2007