06 de fevereiro de 2014

Formação Continuada fala sobre o desafio da UNIFEBE Comunitária

A palestra de encerramento do primeiro semestre de Formação Continuada do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foi uma troca de experiências entre universidades comunitárias. O palestrante da noite, professor Odilon Luiz Poli, reitor da Unochapecó, discursou sobre o tema central do evento: “UNIFEBE Comunitária: desafios e perspectivas para o ensino, para a iniciação científica e a extensão”.

Ele ressaltou que o objetivo das comunitárias, desde a sua criação, sempre foi contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridas. A partir deste ponto surgem os desafios para descobrir quais as ações são as mais importantes. “Para que a universidade comunitária faça seu papel ela tem que ler e reler seu cenário o tempo todo, descobrindo qual é a ação necessária mais importante. Esse é o papel mais difícil”, afirmou.

O professor trouxe exemplos da experiência da Unochapecó e espera levar na bagagem conhecimentos adquiridos na UNIFEBE. “São 40 anos de história, certamente são muitos elementos importantes. Sairei daqui com o olhar da comunidade acadêmica da UNIFEBE sobre as questões comunitárias e deixarei a minha impressão e as minhas percepções”, garantiu Poli.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, o primeiro semestre de formação continuada foi avaliado de maneira positiva. O pró-reitor explicou que o objetivo do evento, no início de cada semestre, é atualizar abordagens pedagógicas e apresentar metodologias inovadoras.

“Essa atualização é necessária para que o professor garanta o aprendizado do aluno em sala de aula. Além de ser uma instituição que oferece formação de qualidade, temos a preocupação em formar cidadãos. Se tornando um bom profissional, o acadêmico vai atender o mercado de trabalho e as suas demandas”, pontuou Lopes.

Reuniões

Além das palestras, os inscritos na formação também participam de uma reunião com a Administração Superior, na quinta-feira, 6, às 19h, no auditório do Bloco C. Uma hora depois iniciam as reuniões de colegiado de cada curso.

“Os encontros com os colegiados são definidos pelas coordenações de curso, dessa forma podem ocorrer em dias e horários diferenciados. Os docentes devem ficar atentos às informações enviadas pelos coordenadores dos cursos em que lecionam”, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes.

Na segunda-feira, 10, ou na terça-feira, 11, os professores ingressantes e demais interessados podem participar da oficina sobre Plano de Ensino, às 19h, Laboratório de Informática.
Mais informações: 47-3211-7205.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues