25 de outubro de 2013

Formação docente em debate na Semana de Pedagogia da UNIFEBE

De 28 a 30 de outubro, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove a XIII Semana de Pedagogia com o tema “A formação docente em debate”. O evento é aberto aos acadêmicos e professores das redes de ensino municipal e estadual. As palestras são gratuitas e acontecem no Anfiteatro da instituição, a partir das 19h.

“O tema foi escolhido pela importância de se debater a formação docente e a necessidade urgente de se refletir sobre a profissão de professor diante dos novos desafios do milênio. Nessa Semana de Pedagogia oportunizaremos aos participantes um diálogo relacionado à formação de professores entrelaçado com o desenvolvimento pessoal (a vida do professor), com o desenvolvimento profissional (a profissão docente) e com o desenvolvimento organizacional (os espaços da escola)”, salientou a coordenadora do curso Marcilene Pöpper Gomes.

Programação

Na segunda-feira, 28, a palestra de abertura é ministrada por Amândia Maria de Borba com o tema “Formação docente: desafios contemporâneos” voltados para os âmbitos ético, estético, intelectual e afetivo. Além de falar sobre a profissionalidade docente, identidade e exigências atuais, diante da formação pedagógica e os desafios contemporâneos. A importância da formação inicial e continuada no contexto da profissionalidade docente. A palestrante é vice-reitora na Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

“Experiências da escola da Ponte – experiências que transcendem o currículo tradicional” é o tema da segunda noite, 29, com a palestrante Sônia Regina de Souza Fernandes, do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

A Semana de Pedagogia encerra-se com o foco na valorização interna do curso de Pedagogia e a atividade acontece em forma de painel com a professora Clarice Pires que abordará o tema “Currículo na Contemporaneidade”. Também participam do painel as professoras Clara Maria Furtado abordando a temática Gestão e a docência e Eliane Busnardo Buemo com o tópico Didática, o professor e a sala de aula.

Local: Anfiteatro da UNIFEBE (Centro)

Entrada: gratuita

Texto: Elizandra Damasceno

Alunos do Colégio UNIFEBE participarão de intercâmbio na Alemanha