notícias colégio
Notícias
05 de março de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Galeria Urbana Povo de Dentro é pintada na UNIFEBE

Mural do artista Douglas Leoni foi pintado no Bloco D, da instituição.

Como a universidade, a Galeria Urbana Povo de Dentro é símbolo de diversidade de seres, pensamentos e possibilidades. O mural pintado pelo artista Douglas Leoni, no Bloco D, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), faz parte do projeto viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Brusque.

Douglas é artista, professor de artes e arteterapeuta, e por meio dos murais em instituições de ensino, como creches, escolas e universidades, quer incentivar o debate saudável sobre arte e cidade. Para o mural Povo de Dentro da UNIFEBE a proposta foi pensada a partir de uma linha contínua.

“Uma linha que dialoga com a natureza da UNIFEBE. Lugar de pensar, de criação, do conhecimento. Conhecimento que é linha, forma, símbolo, palavra, verbo. Acredito que não existe lugar melhor para abrigar o Povo de Dentro do que as escolas e instituições de ensino, promovendo, assim, a arte do refletir e repensar a sociedade em que vivemos”, salienta o artista.

Além das pinturas, o projeto prevê rodas de conversa nos locais onde os murais foram feitos. Nesse sentido que, nesta terça-feira (2), a UNIFEBE promoveu um bate-papo entre o artista e os acadêmicos da primeira fase do curso de Publicidade e Propaganda. Durante a atividade, realizada na disciplina de História da Arte e do Design, Douglas falou sobre a Arte Contemporânea, arte de rua e sobre o surgimento do projeto.

A acadêmica Joana Giacomelli Reis também participou da conversa e conta que aprendeu muito com o artista. “Fiquei surpresa em como a arte urbana ainda sofre um grande preconceito, mesmo trazendo vida e cor às paredes monótonas das cidades. Após a conversa com o Douglas notei detalhes em obras que eu já conhecia, mas nunca tinha percebido, e aprendi que uma única obra pode ser interpretada de diversas formas pela pessoa que a observa”, complementa Joana.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou o artista e reforçou o papel da instituição no incentivo à arte e cultura. “É com muito prazer que a UNIFEBE abre as portas para esse artista local. Como universidade, um dos nossos compromissos é proporcionar essa reflexão aos nossos estudantes, contribuindo com a valorização cultural da nossa região”, finaliza a reitora.

Povo de Dentro
Com a autoria de Douglas Leoni, o projeto Povo de Dentro envolve os artistas Márcia Cardeal, Vania Gevaerd, Jô Leoni, Gabriela Ristow Buss, João Knihs Neto, Maria Zucco, Tarcísio Ullrich e mais duas empresas.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE promove Formação continuada do 2º semestre

UNIFEBE promove Formação continuada do 2º semestre


17 de julho de 2015
UNIFEBE visita o presidente do STF em Brasília

UNIFEBE visita o presidente do STF em Brasília


26 de novembro de 2012
Mostra de cinema Galo de Gala fala sobre gêneros e pede respeito
UNIFEBE

Mostra de cinema Galo de Gala fala sobre gêneros e pede respeito


02 de junho de 2017
Skip to content