notícias colégio
Notícias
12 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Genética nos Esportes é tema de palestra na UNIFEBE

Evento foi realizado em comemoração ao dia do profissional de Educação Física

Em comemoração ao dia do profissional de Educação Física – celebrado em 1º de setembro, o curso promoveu na segunda-feira, 10, a palestra — A Genética nos Esportes: o que o profissional de Educação Física precisa saber, ministrada pelo professor e pesquisador Rodrigo Gonçalves Dias.

O palestrante destacou que os atletas de elite são reconhecidos como fenômenos esportivos e o potencial para atingir níveis superiores de performance no esporte está parcialmente sob o controle de genes.

— O conhecimento sobre os mecanismos dos genes estão em constante evolução. Em paralelo ao rastreamento “dos genes candidatos” a influenciar o fenótipo de performance física, os avanços da terapia genética também têm ganhado atenção no mundo do esporte de alto rendimento. O atual “estado da arte” no contexto da genética e sua relação com o esporte será apresentado no sentido de confrontar a realidade científica com o senso comum — ressalta Dias.

Para o professor André Luiz de Oliveira Braz, além de comemorar o dia do profissional de Educação Física, a palestra buscou mostrar aos acadêmicos o alcance de outras áreas da Educação Física relacionada à saúde.

O palestrante

Rodrigo Gonçalves Dias é pesquisador no Instituto do Coração – InCor (HCFMUSP) e dedica sua vida acadêmica ao desenvolvimento de pesquisa na área de Genômica e Ciência do Esporte.

Em 2008, uma inédita descoberta envolvendo genética, cardiologia e exercício físico rendeu-lhe o prêmio de melhor pesquisa do país e projeção internacional quando pesquisadores norte-americanos reconheceram e citaram tal descoberta como uma das mais relevantes para o avanço do conhecimento.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Revitalização da Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE é entregue à comunidade acadêmica
Destaque

Revitalização da Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE é entregue à comunidade acadêmica


05 de março de 2024
Bom humor e atitude positiva são temas de palestra

Bom humor e atitude positiva são temas de palestra


27 de junho de 2011
Acadêmicos de Graduação participam de visitas técnicas
Visita técnica

Acadêmicos de Graduação participam de visitas técnicas


27 de novembro de 2019
Skip to content