13 de novembro de 2015

Grupo de trabalho do projeto “50 parcerias municipais pelo clima” se reúne na UNIFEBE

Grupo de trabalho recebeu as boas-vindas do reitor

Energias renováveis, turismo sustentável e educação ambiental foram alguns temas debatidos pela equipe de trabalho do “projeto 50 parcerias municipais pelo clima até 2015”, em atividade realizada no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

A instituição recebeu inclusive os representes alemães do projeto Jenny, Birgit e Simon, além do grupo brusquense composto pela presidente do comitê de sustentabilidade Mara Lúcia Figueiredo, pela relações internacionais Ana Paula Bonatelli, pelo professor e superintendente da Fundema Cristiano Olinger, pela engenheira ambiental Amabilly Schvambach, Pamela Felipim, pelo representante do Samae Ricardo Bortoloto e pela coordenadora da Educação Ambiental da Prefeitura de Brusque Ana Júlia Cunha. O reitor Günther Lother Pertschy deu as boas-vindas ao grupo.

Durante os trabalhos, os integrantes conversaram sobre os temas elencados que serão objeto de estudo e de futuras ações do projeto. No período da tarde, os visitantes conheceram os laboratórios e a estrutura do campus Santa Terezinha.

Com o tema de atuação "Planejamento e desenvolvimento urbano", acordado em junho em Karslruhe, quando a equipe brusquense visitou a Alemanha, o debate foi direcionado para os temas: enchentes, deslizamentos, mobilidade, energias renováveis, eficiência energética, turismo sustentável, entre outros.

“A equipe alemã observou que temos grande potencial para turismo sustentável, energias renováveis, energia solar, fácil acesso à água e matas nativas próximas. Porém, temos pouco transporte urbano, faltam ciclovias e continuamos com o uso excessivo sacolas plásticas no supermercado”, conta Ana.

A presidente do comitê de sustentabilidade da UNIFEBE apresentou os projetos da universidade na área de sustentabilidade, e as ações realizadas pelo comitê. Na ocasião, o acadêmico da 6ª fase de Sistemas de Informação, Wagner Carreia, apresentou o projeto de monitoramento de dados “Alerta Brusque”, realizado em parceria com a Defesa Civil do município.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Einstein e UNIFEBE lançam pós em Excelência Operacional na área da saúde