14 de maio de 2014

Humanização da profissão é destaque II Simpósio das Engenharias

Direitos humanos e responsabilidade socioambiental foram os primeiros temas abordados no II Simpósio das Engenharias do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Cerca de 400 universitários dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Arquitetura, Design de Moda, Direito e a comunidade acompanharam a abertura do evento, realizada na Sociedade Beneficente Santos Dumont, a partir das 19h de terça-feira.

O professor Ricardo Viana Hoffmann palestrou sobre “Direitos Humanos”. Durante a explicação, Hoffmann apresentou aspectos históricos, direitos fundamentais da constituição e a aplicação do assunto na área da engenharia.

“É importante destacar a humanização do profissional e os aspectos históricos. No viés focado às engenharias, falamos em como aplicar e na importância dos direitos humanos na atividade profissional dos engenheiros e arquitetos, vendo e valorizando a dignidade da pessoa nas mais diversas atividades que esses acadêmicos estarão envolvidos futuramente”, explica.

O engenheiro Eduardo Brogni foi o segundo palestrante da noite e falou sobre “Meio Ambiente e Responsabilidade Socioambiental”. “É preciso quebrar o conceito de meio ambiente que estamos acostumados. O meio ambiente é tudo onde estamos inseridos e tudo o que está em volta”, conta.

O engenheiro reforça a importância de falar sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. “Quero mostrar, sem querer alarmar ou assustar, o quão longe nós estamos desse desenvolvimento. Meu objetivo com isso, é que os alunos despertem a curiosidade e saiam com uma visão diferente”, afirma.

Simpósio segue até quinta-feira

O segundo dia do evento será realizado na quarta-feira, no anfiteatro da UNIFEBE, no Centro, com o Congresso da Cidade, promovido pela Prefeitura de Brusque, com os Eixos: Planejamento Urbano e Saneamento, a partir das 19h.

O encerramento do simpósio tratará dos temas “Segurança do trabalho” com o técnico em segurança do trabalho Jean Lucas Felício; e “CREA (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia) e CEAB (Clube de Engenharia de Brusque)” com os engenheiros João de Oliveira e Anselmo Scarduelli, a partir das 19h de quinta-feira, no anfiteatro da UNIFEBE.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Semana Acadêmica de Engenharia Química debate eficiência do tratamento e reuso da água na indústria