19 de janeiro de 2012

Inaugurada Casa Laboratório Sustentável na UNIFEBE

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou na noite de quinta-feira, 15 de dezembro, a Casa Laboratório Sustentável, imóvel de aço doado pela empresa Irmãos Fischer S.A. que passa a ser um centro de pesquisa e laboratório modelo de sustentabilidade utilizado nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, enalteceu a tecnologia inovadora da empresa e agradeceu a doação. "Nesta noite, festejamos o presente com o qual fomos agraciados pela tradicional indústria Irmãos Fischer, organização genuinamente brusquense e reconhecida em nosso país por seu empreendedorismo, arrojo e criatividade, ao longo dos seus bem vividos 45 anos", declarou ele, acrescentando que a função da Casa Laboratório Sustável será o desenvolvimento de pesquisas de habitações ecologicamente corretas e sustentáveis.

As ações realizadas na Casa Laboratório Sustentável vão desde a construção limpa, que não gera resíduo até aproveitamento da água da chuva, destino correto da água usada, desenvolvimento de um sistema de aquecimento solar, conforto interno quanto à acústica e temperatura.

Diretor da empresa frisa parceria com universidade
De acordo com o diretor industrial da Irmãos Fischer, Norival Fischer, a parceria com a UNIFEBE é mais um passo para a indústria, visto a necessidade do trabalho em conjunto e contínuo com a universidade na busca de alternativas e soluções para o déficit habitacional não só de Brusque ou de Santa Catarina, mas para todo o Brasil e mundo. "Acreditamos que não é com a alternativa tradicional da madeira, a construção de tijolos ou concreto que vamos resolver o problema mundial do déficit habitacional. Precisamos arrumar alternativas e tenho certeza que a Fischer junto com a universidade, conseguirá trilhar esse caminho mais fácil", disse.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, pró-reitores, coordenadores de curso, professores e acadêmicos da UNIFEBE.

Alunos de Pedagogia participam de viagem de estudos em São Paulo
Viagem de estudos