19 de dezembro de 2018
Arthur Timm

Indicadores do MEC confirmam qualidade dos cursos da UNIFEBE

Três cursos obtiveram Conceito 4 e três Conceito 3

Os cursos de graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) apresentaram evolução do Índice Geral de Cursos (IGC), o que comprova a qualidade do ensino da Instituição. A UNIFEBE obteve índice 3 (2,7072) — numa escala de 1 a 5. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 18, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Foram avaliados no ano de 2017 os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física – Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação. Os resultados comprovam o bom desempenho que os cursos tiveram nas Avaliações Externas in loco que vivenciaram no mesmo período.

Três cursos obtiveram Conceito 4 – Arquitetura e Urbanismo (2,9546), Educação Física – Licenciatura (2,9684) e Pedagogia (3,0774) – e três cursos Conceito 3 – Engenharia Civil (2,6248), Engenharia de Produção (2,4926) e Sistemas de Informação (2,6433).

O assessor de Desenvolvimento da UNIFEBE, Robson Zunino, explica que o IGC corresponde ao Ciclo Avaliativo de 2015 a 2017 e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) refere-se aos cursos que fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2017.

O IGC é obtido a partir da média ponderada, pelo número total de alunos de cada curso de graduação, dos CPCs do último triênio. A UNIFEBE obteve IGC 3 (2,7072), que é composto pelos CPCs dos 15 cursos que participaram do ENADE no triênio 2015-2017. Em 2015 o índice foi de 3 (2,5926); 2016: 3 (2,5960) e em 2017: 3 (2,7072).

— Considerando os IGCs contínuos dos anos anteriores pode-se observar que a UNIFEBE obteve um aumento significativo nesse indicador. Ao longo do último triênio foram realizadas profundas mudanças na organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do ensino de graduação. Assim, esse resultado é reflexo de todas as ações que a Instituição tem empreendido, com foco na melhoria contínua da qualidade de seus cursos — ressalta Zunino.

Saiba mais

O MEC apresenta o CPC e o IGC de duas maneiras, o “Conceito Faixa”, onde por meio de arredondamento matemático é atribuído uma nota em uma escala de 1 a 5 para o Curso e o “Conceito Contínuo”, que apresenta uma nota de 0 a 5, considerando as casas decimais.

Divulgados vencedores do Concurso de Fotografia UNIFEBE 40 anos

Divulgados vencedores do Concurso de Fotografia UNIFEBE 40 anos

24 de junho de 2013
Acadêmicos de Contábeis atendem à comunidade no 4º “Declare Certo”