30 de outubro de 2013

Iniciada participação da UNIFEBE na FAIRTEC 2013

O stand do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foi um dos mais visitados no primeiro dia da segunda edição da FAIRTEC 2013 – Feira de Tecnologia da Construção Civil, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, na noite de terça-feira, 29.

Até domingo, 3 de novembro, o público pode conferir o que há de mais moderno no setor, unindo as últimas novidades em soluções para grandes obras com a preservação do meio ambiente. Além de ter um stand institucional, a UNIFEBE promove quatro palestras durante a semana, todas gratuitas e expõe ao público, logo na entrada da feira, uma geodésica – estrutura utilizada para dar estabilidade e resistência mecânica.

Palestras

Na quarta-feira, 30, o tema da palestra oferecida pela UNIFEBE é “NR 18 – Segurança do Trabalho” com André Ricardo de Mello, a partir das 20h. Na quinta-feira, 31, a instituição promove palestra com Alexandre Leripio, que fala sobre “Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil: melhores práticas no ciclo de vida da edificação”, às 19h.

“Construções a seco” é o tema do dia 1º de novembro com Ary Manoel Onofre Junior. Encerrando o ciclo de palestras o tema será “Aplicações do aço na indústria da construção civil” com Elias Riffel, no sábado, 2, às 19h.

As inscrições para as palestras devem ser realizadas pelo site da feira, pois as vagas são limitadas. Acesse: www.fairtec.com.br

Abertura

O reitor Günther Lother Pertschy acompanhou a cerimônia de abertura e visitou todos os stands da feira. “Estivemos presentes na primeira edição e retornamos este ano, pois se trata de um segmento de extrema importância para a sociedade. Além disso, a UNIFEBE oferece cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, que estão diretamente ligados à feira junto com outras graduações relacionadas”, explicou. “Temos um déficit de moradia no país. O que necessita muita pesquisa, tecnologia e ciência, que é a universidade”, concluiu.

Durante a abertura, prestigiada por diversas autoridades, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin, destacou que a instituição vê com bons olhos feiras do setor da construção civil. De acordo com ele, o investimento em moradias este ano deverá atingir R$ 130 bilhões no Brasil e nos 54 municípios da regional 1,5 bilhão. “Brusque tem grande participação neste cenário, inclusive no que se refere ao programa Minha Casa Minha Vida”, destacou ele, que também enalteceu a geração de empregos do setor.

O prefeito Paulo Roberto Eccel destacou que a feira é uma grande vitrine para as empresas da região. “Fazer uma feira desse porte e nível não é pouca coisa. Parabéns ao Sinduscon e parceiros”, disse ele, que se surpreendeu com o público do primeiro dia de evento e já anunciou o apoio do Poder Público para a terceira edição.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Brusque – Sinduscon, Ademir José Pereira, a feira deste ano superou a de 2011 em todos os aspectos. “Queremos superar o público também”, frisou.

Fique por dentro – Geodésica

A Cúpula Geodésica é uma estrutura utilizada para dar estabilidade e resistência mecânica. O material foi estudado com os alunos de Arquitetura e Urbanismo com a profesora Alexandra Demenighi, na disciplina de Arquitetura Sustentável.

Essas cúpulas apresentam extraordinária leveza estética, além de buscar, de maneira própria, as lições geométricas e ordenadoras da natureza. Sua resistência se deve ao formato esférico e aos triângulos que compõem sua estrutura. Qualquer força aplicada no domo se distribui igualmente até sua base. A sua estrutura consiste em barras de qualquer material, e o domo pode ser feito em qualquer dimensão, desde que o tamanho das suas barras seja calculado corretamente.

Essas características permitem que estruturas desse tipo sejam utilizadas em muitas construções, por exemplo, a que abrigou o pavilhão americano na expo-67 em Montreal no Canadá. As cúpulas podem ser construídas com vários tipos de materiais, desde os tirantes de fibras de aço-carbono até o bambu.

Texto: Thayse Helena Machado

Agenda da Semana – De 23 a 28 de fevereiro

20 de fevereiro de 2015
Beneficiados pelo FIES devem fazer aditamento a partir de 20 de agosto