notícias colégio
Notícias
02 de setembro de 2013

Inscrições abertas para o 2º GIE Sustentabilidade que será realizado na UNIFEBE

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha/ SC realiza na terça-feira, 10 de setembro, o 2º GIE de Sustentabilidade – Insustentabilidade e Bolsa de Resíduos. O evento ocorre das 13h30 às 17h30, no auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail comunicacao.sc@ahkbrasil.com ou pelo telefone (47) 3336 4515 até o dia 9 de setembro. Os participantes receberão certificado.
São três palestras que podem ser assistidas gratuitamente. Confira:


1ª palestra:
A primeira palestra terá como tema: Os fatores da insustentabilidade dos modelos atuais de crescimento econômico no contexto mundial. Esta palestra será ministrada por Juarês José Aumond, que é graduado em geologia pela UFRS, mestre em geografia pela UFSC e doutor em engenharia civil pela UFSC. É especialista e consultor em economia mineral e recuperação de áreas degradadas. É professor dos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo, engenharia florestal, biologia e química onde leciona na FURB. No mestrado de engenharia ambiental leciona a disciplina de recuperação de áreas degradadas e no mestrado de desenvolvimento regional leciona a disciplina meio ambiente, sociedade e desenvolvimento.

2ª Palestra:
A segunda palestra abordará a Lei Federal 12.305/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entre outras obrigações determina que os geradores de resíduos devem destinar de forma ambientalmente adequada os resíduos gerados em seus processos produtivos. A Lei também estabelece que além das empresas, dos comércios, os entes públicos nas esferas nacional, estadual e municipal também devem destinar de forma ambientalmente adequada os resíduos gerados em suas atividades, incluindo o consumidor. Este tema será abordado na palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para conhecer melhor a legislação, seus objetivos, os instrumentos legais e sua aplicação prática nas organizações públicas e privadas sobre o destino final dos resíduos sólidos. Esta palestra será ministrada por Geraldo Máximo de Oliveira. Ele é graduado em Direito pela Uniplac/Lages. É especialista em Gestão Ambiental com MBA em Gestão Ambiental pela FGV/Rio de Janeiro, consultor da Metodologia de Produção Mais Limpa (P+L) pelo CNTL/SENAI/ PORTO ALEGRE. É auditor interno dos Sistemas ISO 9001, ISO 14001 E OHSAS 18001. E atua como consultor do núcleo ambiental e como professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do SENAI Blumenau.


 

3ª Palestra:
“Ações da FIESC na Área Ambiental e a Bolsa de Resíduos do Sistema FIESC – BR FIESC” é o título da terceira palestra do evento. A Bolsa de Resíduos do Sistema FIESC – BRFIESC é um portal eletrônico que tem a finalidade de identificar oportunidades de negócios para resíduos. É um instrumento que permite a livre negociação entre demandantes e ofertantes de resíduos tendo como foco a reutilização ou reciclagem.


A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC também atua na discussão, encaminhamento e acompanhamento de assuntos relacionados ao meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável do setor.


O palestrante é Egídio Antônio Martorano, economista, desde 2001 é coordenador da Unidade de Competitividade Industrial da FIESC e do Plano: Sustentabilidade para Competitividade da Indústria Catarinense.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

HEM e UNIFEBE iniciam projeto Biblioteca Ambulante

HEM e UNIFEBE iniciam projeto Biblioteca Ambulante


07 de maio de 2013
Laboratório de Química oferece oficinas gratuitas a estudantes
Prática

Laboratório de Química oferece oficinas gratuitas a estudantes


11 de julho de 2018
Acadêmicos estudam Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí
UNIFEBE

Acadêmicos estudam Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí


27 de abril de 2015
Skip to content