notícias colégio
Notícias
20 de janeiro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colégio UNIFEBE realiza Formação Continuada com professores

Inclusão e novas metodologias no processo de aprendizagem dos estudantes serão as principais temáticas dos encontros

Revisitar a prática docente, planejar e construir novas didáticas são os principais objetivos da formação continuada dos professores do Colégio UNIFEBE, que ocorrerá entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro e promoverá o diálogo, a análise e a reflexão de assuntos pertinentes às demandas institucionais e pedagógicas da instituição. A capacitação também servirá para a realização e planejamento de aulas, atividades e projetos que serão aplicados no colégio em 2022.

O Colégio UNIFEBE tratará na formação continuada docente duas temáticas relevantes: a inclusão como um processo de acolhida, não somente aos alunos, mas a todos os funcionários e docentes, e as novas metodologias no processo de aprendizagem dos estudantes. As capacitações serão mediadas pelos professores: Fernando Merizio, Eliséte Martins e Luiza Miranda Meurer, psicóloga da instituição. Além deles, os professores também serão orientados pelos professores Antonio de Pádua Santos Lanna e Júlia Wakiuchi, do curso de Medicina da UNIFEBE, que irão falar sobre metodologias ativas e aprendizagem baseada em problemas.

De acordo com o diretor da instituição, professor Claudemir Aparecido Lopes, o colégio busca estar sempre atualizado nas práticas metodológicas para propiciar aos alunos o melhor processo de aprendizagem possível. “Nosso desejo é que nossos alunos tenham aprendizado significativo e vontade de aprender, para que reconheçam o valor do conhecimento como algo relevante em si, não porque tem alguém cobrando. O novo Ensino Médio traz o desafio, no qual a escola precisa se adaptar aos tempos atuais, com uso de novas tecnologias, novas metodologias e que o aluno seja protagonista de seu aprendizado”, afirma o diretor.

Novidades

O Colégio UNIFEBE terá grandes novidades para 2022. Embora, já se tenha adotado o novo Ensino Médio no ano passado, neste ano trará novos itinerários na formação integral dos alunos: educação empreendedora, matemática financeira e fiscal, modelagem de fenômenos naturais e sociais, diálogos juvenis, tecnologias digitais, diálogos com nossas cidades, e espanhol, como componente curricular obrigatório.

Ao trabalhar os novos itinerários, serão usadas metodologias ativas para que o estudante seja sujeito e participe ativamente de seu aprendizado, para além da metodologia tradicional, no qual prevalece o foco no ensino. Serão trabalhadas competências multifocais, nas quais os estudantes poderão ter uma formação integral e plena, não apenas cognitiva, isto é, voltada para valores, atitudes e competências múltiplas. “O conhecimento está disponível na palma da mão, então a questão é saber discernir sobre tanto conhecimento, relacioná-lo com seu cotidiano e torná-lo transformador nos alunos e na aplicação no dia a dia”, sustenta o diretor Claudemir.

Novo Ensino Médio

Aprovado por meio de uma lei em 2017, o Novo Ensino Médio passa a ser obrigatório para todo o ensino médio no país a partir deste ano. O novo formato prevê o aumento de horas letivas anuais, mudança na matriz curricular e no objetivo do próprio ensino médio. Uma parte dos componentes curriculares passará a ser áreas do conhecimento integradas, voltadas para a regionalidade e o cotidiano da comunidade escolar, com real significado aos estudantes.
No novo modelo, é forte a estratégia interdisciplinar e a flexibilização curricular, na qual o aluno irá escolher a área de seu interesse a cada novo semestre. Assim, assuntos de arte poderão ser trabalhados com os conteúdos de história, de biologia com química e matemática, por exemplo, integrando e relacionando várias áreas distintas.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Primeira turma de Educação Física apresenta TCCs

Primeira turma de Educação Física apresenta TCCs


20 de junho de 2007
Atividade sobre estilo de vida saudável acontece nesta quarta, 10

Atividade sobre estilo de vida saudável acontece nesta quarta, 10


08 de abril de 2013
Ação de extensão do curso de Direito desenvolve campanha de arrecadação de alimentos
Universidade Comunitária

Ação de extensão do curso de Direito desenvolve campanha de arrecadação de alimentos


04 de maio de 2020
Skip to content