22 de abril de 2009

Inscrições abertas para XXIV Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas para sua 24ª edição. Com o tema "Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro", o projeto desenvolvido pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem como objetivo promover a reflexão e a pesquisa, além de revelar e investir em talentos que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

Acadêmicos e egressos da Unifebe – Centro Universitário de Brusque que desenvolvam estudos ou pesquisas relacionados ao assunto podem participar. Além da premiação em dinheiro e computadores, o CNPq concederá bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Graduação para os vencedores. Professores orientadores também ganham prêmios.

Para se inscrever o candidato deverá abordar uma das seguintes linhas: Fontes alternativas de energias não poluentes; Exploração racional de recursos energéticos; Impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis; Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; Edificações inteligentes; Eficiência das diferentes fontes de energia; Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; Produção sustentável de biodiesel; Tecnologias energéticas apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas e Impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

O Prêmio Jovem Cientista teve sua primeira edição realizada em 1981 e, desde então, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras. Considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, a premiação é feita pelo presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Um dos principais resultados desta iniciativa é a constatação de que a grande maioria dos vencedores segue carreira de pesquisa nas universidades ou institutos de pesquisa, consolidando suas carreiras. Os trabalhos premiados serão publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho. Para efetuá-las, conferir o regulamento e obter mais informações basta acessar o site www.jovemcientista.cnpq.br.

Texto: Daniela Burgonovo

Processo Seletivo de Monitor para o Curso de Ciências Contábeis

15 de maio de 2009
Unifebe recebe a visita de professor da Alemanha