01 de março de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Integra Pedagogia recebe profissionais do Conselho Tutelar, na UNIFEBE

Programação ainda contou com a apresentação do projeto de Curricularização da Extensão para o primeiro semestre do ano

Com o auditório do Bloco F cheio, professores e acadêmicos do curso de Pedagogia receberam os representantes do Conselho Tutelar de Brusque durante a Aula Magna do curso. Para esta edição do Integra Pedagogia, o tema escolhido foi o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na prática.
A escolha ocorreu após a demanda apresentada, em fevereiro, pela ampliação da rede de apoio voltada ao tema e os primeiros contatos com a instituição para realizar projetos. Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a intenção com as atividades é o estímulo aos debates pela garantia dos direitos do público atendido pelo ECA e auxiliar no entendimento sobre o tema pela comunidade.

De acordo com ela, a abordagem teórico-prático adotada com os conselheiros tutelares facilitou a compreensão e gerou interesse dos acadêmicos sobre o tema. Segundo a coordenadora, outros momentos voltados à temática serão discutidos ao longo do ano, com o projeto de Curricularização da Extensão, que terá etapas em março e maio.
A tendência, segundo a coordenadora, é que as discussões devem gerar uma aula a ser ministrada pelos acadêmicos, sobre o ECA, assim como uma cartilha com uma linguagem adaptada, também abordando a temática para estudantes da rede pública de ensino de Brusque. “A criança, sujeito central do processo educativo, precisa ter todos os seus direitos garantidos, nenhum violado, e para tanto, estes precisam ser conhecidos e entendidos pelos futuros professores e por toda sociedade”, descreve.

Debate fundamental
A acadêmica da 6ª fase do curso de Pedagogia, Francieli Florentin, acredita que a experiência gerada pela participação na atividade vai se refletir como uma parte importante de sua formação. Segundo ela, participar da palestra foi uma experiência memorável e que ficou marcada pela dedicação e comprometimento dos conselheiros tutelares e a rede montada para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Refletindo sobre os temas abordados, percebo que a sensibilidade e a consciência sobre questões relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes serão fundamentais em minha prática pedagógica. Acredito que esse contato com o trabalho do conselho tutelar e a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na minha formação acadêmica me capacitarão a ser uma educadora mais engajada e consciente, capaz de promover um ambiente seguro e inclusivo para meus alunos”, indica.

Segundo ela, a interação gerada pelo Integra Pedagogia proporcionou uma compreensão mais profunda sobre as complexidades e desafios enfrentados no cuidado e na proteção das crianças e adolescentes. Para a estudante, os temas abordados na atividade de Curricularização da Extensão estão alinhados com demandas atuais dos profissionais da área ”Ao adquirir conhecimento e sensibilidade nessas áreas, estaremos mais bem preparados para enfrentar os desafios e promover um ambiente educacional mais seguro e acolhedor para todas as crianças”, afirma.

Professor conhece iniciativas de fomento e inovação na Espanha

Professor conhece iniciativas de fomento e inovação na Espanha

30 de novembro de 2018
Últimas vagas para o curso de pós-graduação em Excelência Operacional na área da saúde