27 de outubro de 2015

Intercambistas alemães são recebidos na UNIFEBE

Um dia repleto de atividades e surpresas. Assim foi o dia dos intercambistas alemães participantes do intercâmbio cultural Brasil x Alemanha que visitaram o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE nesta segunda-feira, 26 de outubro. O intercâmbio cultural juvenil é promovido em parceria pela Prefeitura de Brusque, Prefeitura de Guabiruba e UNIFEBE.

Acompanhados pelos seus “irmãos” de Brusque e Guabiruba, os estudantes de Landkreis e Karlsruhe foram recepcionados na UNIFEBE pelo reitor Günther Lother Pertschy e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Heloisa Maria Wichern Zunino.

O grupo visitou o campus Santa Terezinha e os laboratórios da instituição, entre eles a biblioteca e o Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação.

Atividades

A primeira atividade da programação fez muito sucesso entre os visitantes. No estúdio fotográfico do bloco D, os visitantes se divertiram e fizeram pose para as lentes da câmera do laboratório.

A relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli, explica que o booking divertiu os alunos. “A sessão de fotos foi muito descontraída e as professoras responsáveis pela delegação de intercambistas elogiaram bastante a atividade”, conta.

Depois, a visita continuou no laboratório de Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo. No local, os alunos produziram e personalizaram porta-retratos. Durante a oficina, os alemães comentaram que gostaram muito da atividade, justamente por ser algo bem diferente do que estavam acostumados a fazer.

Para a intercambista Annika Terveen, a customização dos porta-retratos foi uma das atividades mais interessantes do dia. “Na Alemanha nós fazemos outros tipos de coisa, não estamos muito acostumados com trabalho manual. Nos divertimos bastante e eu gostei muito”, diz.

Filha de uma brasileira, a alemã Jana Kornherr considera o país como seu segundo lar. Embora já conhecesse o Brasil, vê-lo por meio da programação planejada para os intercambistas a surpreendeu. “Hoje foi muito bom, tudo aqui é diferente da Alemanha. O povo é diferente e os lugares também. Mas eu gosto do comportamento do brasileiro. Foi ótimo esse passeio”, afirma.

O encerramento terminou com um jantar italiano. Depois disso, o grupo foi presenteado com o porta-retratos customizado e uma foto do encontro.

Segundo Ana Paula, a visita dos alemães desperta a curiosidade de quem circula pelos espaços da universidade.

“Quem passa pelos locais em que estamos realizando as atividades, fica curioso por ouvir uma língua estrangeira ou até mesmo pela própria maneira de ser das pessoas de culturas diferentes. Para as nossas acadêmicas que participam desse intercâmbio é uma experiência ímpar, pois em junho estiveram na Alemanha, hospedando-se na casa de uma família de lá, vivenciando a sua rotina e seus costumes. Agora, retribuem toda a hospitalidade e também mostram um pouco do que é nossa cultura e nossas tradições”, conta.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Edição virtual do evento Literatura: Diálogos e Conexões será na próxima quarta-feira (2)