30 de agosto de 2016

Lançado primeiro programa de Residência Médica de Brusque

Com a presença de autoridades, comunidade e imprensa, a UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) e o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja) em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram na tarde desta segunda-feira, 29 de agosto, o primeiro Programa de Residência Médica de Brusque.

O evento, realizado no Auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha, marcou também a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico dr. Charles Machado, que dará continuidade aos trabalhos. Inicialmente, o programa de pós-graduação atenderá duas especialidades: Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal; e Clínica Médica, que será realizada no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, que está em obras para receber os residentes.

Para auxiliar na construção do Programa, a UNIFEBE convidou o Hospital Israelita Albert Einstein, que possui vasta experiência no assunto, com residências em diversas áreas. Inaugurado em São Paulo em 1971, o Einstein é referência em tratamentos de alta complexidade, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, além de expandir suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy o lançamento marca um momento muito importante na história da instituição.

— Estamos fazendo diferente da maioria das universidades, que começam com seus cursos de graduação, para posteriormente oferecer residência médica. Optamos em começar dessa forma, pois acreditamos que esse é o caminho para a ampliação dos nossos cursos na área da saúde — afirma o reitor.

O coordenador do COREME elogiou o esforço de todos os parceiros envolvidos no projeto.

— Hoje, nós estamos aqui gerando o embrião de uma faculdade de Medicina. Certamente por de trás de grandes feitos há sempre grandes protagonistas. Tenham certeza, estamos fazendo uma mudança histórica na saúde e na qualidade dos serviços médicos oferecidos a todo o município e à nossa microrregião. Todos ganham, sem exceção — diz Machado.

Para o administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, a residência médica irá contribuir ainda mais para a constante atualização nas dependências do Hospital.

— A Medicina muda muito. A cada dia surgem novos equipamentos e novos avanços, então essa residência se faz necessária, pois teremos um avanço ainda maior no atendimento ao nosso paciente, que contará com um diagnóstico mais rápido, preciso e humanizado — diz.

Para o diretor do Azambuja, Padre Nélio Roberto Schwanke, a população brusquense deve ser a maior beneficiada pelo programa.

—Atualmente, atendemos mais de 11 mil pessoas/mês, dos municípios de Brusque e da região, realizamos 550 cirurgias, 160 partos e 950 internações. Para tanto, contamos com cerca de 500 profissionais entre colaboradores e médicos — detalha.

Durante o evento, o supervisor do programa de residência clínica médica do Hospital Albert Einstein, José Luiz Bonamigo Filho, explicou como funcionará a parceria, que de acordo com ele se trata de um trabalho técnico.

O prefeito José Luiz Cunha parabenizou todos os envolvidos e destacou a coragem da UNIFEBE de iniciar a oferta de residência médica na cidade.

Quem também marcou presença foi o secretário de Saúde Adjunto, médico Murillo Ronald Capella, que representou o governador Raimundo Colombo na solenidade. Para ele, a residência médica é um investimento em recursos humanos.

— Aqui começa com Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica, mas logo terão outras e acredito que deve ser na área de pediatria — ressalta ele que é pediatra, que já coordenou o Hospital Joana Gusmão, em Florianópolis.

Comissão de Residência Médica – COREME

– Dr. Charles Machado (Coordenador);

– Dr. Gustavo Gumz Correia (Vice-coordenador);

– Dr. Antônio Carlos Pucci de Oliveira (Representante do Hospital Azambuja – Conveniado);

– Sra. Alessandra Maria Maestri Staack (Secretária Executiva).

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Reitor participa de audiência com o governador de Santa Catarina

07 de julho de 2015