17 de agosto de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE editará livro comemorativo pelos 150 anos da grande imigração italiana no Brasil

Material deve ser lançado em 2025 pela Editora da instituição

A Editora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) fará a editoração e diagramação do livro comemorativo pelos 150 anos da grande imigração italiana no Brasil. A parceria para a elaboração do material foi firmada oficialmente nesta quarta-feira (16), pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, pelo vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, com os representantes da Comissão Santa Catarina-Itália, Andrey José Taffner Fraga, coordenador das Associações Trentinas no Paraná e Santa Catarina, e com o conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior, Márcio Fumagalli.

De acordo com Andrey, a ideia de envolver a UNIFEBE na elaboração do material surgiu pelo envolvimento da instituição com a história do município. “Brusque foi uma das primeiras colônias catarinenses que recebeu italianos em 1875, na chamada grande imigração italiana no Brasil, e a UNIFEBE foi a instituição de ensino superior pioneira no município. Nosso intuito é que esta obra seja mais que um material histórico, mas também acadêmico e educativo. Contamos com a expertise e o olhar cuidadoso para a história que a UNIFEBE tanto preza, para desenvolver um livro que será um marco das comemorações do sesquicentenário”, enaltece Andrey.

Na ocasião, a reitora da UNIFEBE também foi convidada para escrever um dos primeiros capítulos, abordando a imigração italiana na região de Brusque, Botuverá, Gaspar Guabiruba e Nova Trento. O pedido foi feito pela relevância de suas pesquisas e em reconhecimento às suas publicações envolvendo a temática. O livro será escrito coletivamente, por pesquisadores das diversas regiões de Santa Catarina.

Além de editar o livro, a instituição também contribuirá com a programação comemorativa, por meio de ações culturais, como apresentações do Coro UNIFEBE e do Grupo de Teatro. “Ficamos muito felizes pelo convite e reconhecimento da nossa instituição. Dos primeiros colonizadores que chegaram a Brusque, por volta de 1875, 66% eram italianos. Em 2022, cerca de 50% dos estudantes da UNIFEBE se declararam descendentes de italianos. A história dessa grande imigração diz muito sobre nossa cultura, sobre o que somos. Por isso, é uma grande honra marcar, mais uma vez, nosso nome neste marco histórico”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A obra que deve ser lançada em 2025 é uma iniciativa da Comissão Santa Catarina – Itália, criada por meio da Frente Parlamentar, coordenada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O lançamento do livro integra a programação comemorativa aos 150 anos da chegada dos primeiros italianos ao Brasil.

Previdência Privada é tema de atividade no Curso de Administração

01 de dezembro de 2009