15 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Lançamento do Livro de 50 anos marca fim da programação de Jubileu de Ouro da UNIFEBE

Material foi editado pela Editora da instituição

Escrito por múltiplas mãos, assim como a história da instituição, o livro “UNIFEBE 50 anos: é nossa é daqui”, lançado na noite desta sexta-feira (15), eterniza a trajetória da instituição pioneira no ensino superior de Brusque e região. A solenidade de lançamento da obra, realizada no auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, do campus Santa Terezinha, marcou o fim da programação do Jubileu de Ouro, celebrado este ano pela FEBE.

De autoria da reitora, professora Rosemari Glatz, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, do professor e escritor, Ricardo José Engel, e da escritora e jornalista Bárbara Sales, o livro descreve alguns marcos já consolidados no âmbito da educação superior da instituição e, agora, também no ensino médio e fundamental.

O trabalho coletivo foi enaltecido pela autora e pró-reitora, professora Edinéia Pereira da Silva, que abriu os discursos durante a solenidade. “Sou egressa do curso de História da UNIFEBE e coube a mim a missão de analisar e confrontar os documentos oficiais. Foi muito gratificante conhecer a história da UNIFEBE, por meio desses registros. Eu fiz parte dessa grande mudança que os documentos comprovam e hoje essa obra evidencia que esse legado foi feito por todos nós, comunidade, e a nós autores foi dada apenas a missão de eternizá-lo”, declarou uma das autoras.

Os capítulos
A obra, compilada em doze capítulos, começa com uma narrativa histórica, que teve início na década de 1970, quando a instituição ainda era administrada pelos padres do Sagrado Coração de Jesus. Os gestores da FEBE e sua contribuição para o desenvolvimento da instituição também foram marcados no livro, junto com uma breve biografia de cada uma das personalidades.

A evolução do patrimônio físico mereceu um capítulo específico, bem como uma síntese dos cursos de graduação e pós-graduação. Já mostrando o rosto da UNIFEBE atual são apresentadas algumas de suas atividades que envolvem a comunidade regional, a exemplo do Natal Solidário, da Clínica Escola de Psicologia, do Núcleo de Prática Jurídica, do Núcleo de Atendimento Contábil e do Centro de Memória.

O livro relata as atividades desenvolvidas pela instituição no âmbito da sustentabilidade, da inclusão, do respeito aos direitos humanos. Nesse sentido, são descritos os principais programas, projetos, eventos e atividades que a UNIFEBE desenvolve em favor da comunidade, tanto acadêmica quanto externa.

“Apresentamos hoje à comunidade este produto literário, que compila em textos, tantos meses de pesquisas e entrevistas. Ele coroa as festividades alusivas ao Jubileu de Ouro e instiga a prestigiar uma trajetória feita a tantas mãos”, destacaram os autores Ricardo e Bárbara.

Outras marcas da UNIFEBE, tanto interna quanto externamente, são apresentadas. A sua missão, a identidade visual, as atividades de internacionalização, seu contínuo processo de formação dos professores, a curricularização da extensão, os serviços de apoio e orientação ao estudante, o Coro UNIFEBE, sua revista, entre outros temas, recebe menção pontual ao longo do texto.

A obra também faz referência ao filho mais jovem da FEBE, o Colégio UNIFEBE e, no último tópico, além da menção às celebrações do jubileu, a obra destaca o papel da UNIFEBE como força propulsora do desenvolvimento de Brusque e região e de seu legado no contexto da história regional.

Com capa em tecido, páginas translúcidas e dobras manuais, o material foi editado e diagramado pela Editora da UNIFEBE, sob a supervisão e coordenação da professora e designer Arina Blum. “Solidez, transparência e continuidade. Cada parte do projeto gráfico se formou a partir de uma dessas palavras”, salientou a professora.

O evento foi prestigiado por autoridades políticas, civis, universitárias. Entidades representativas de classe, professores, estudantes e comunidade em geral. “Hoje imortalizamos, de forma sucinta, esta caminhada de 50 anos. Além do conteúdo é um livro que foi pensado para pessoas de todas as idades, com uma fácil leitura, com uma estética agradável. Empregamos neste material o que de melhor uma universidade tem, desde o saber fazer a pesquisa, o redigir com qualidade, transformando isso em arte. Tudo para que as pessoas tenham orgulho se encontrar retratadas nessa história tão sólida”, concluiu a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam canteiro de obra

07 de novembro de 2012
Trabalho de Conclusão de Curso de egresso da UNIFEBE é premiado em evento nacional sobre usinagem
Engenharia Mecânica