05 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Letras-Inglês UNIFEBE promove live sobre práticas desenvolvidas no curso

Evento online contou com a participação de acadêmicos e professores da área

Em uma iniciativa colaborativa, a professora Mariana Vicentini, do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE, e a professora Adriana Fischer, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em momento organizado pelo o Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH UNIFEBE), promoveram uma live sobre letramentos acadêmicos e as práticas desenvolvidas no curso. O evento on-line, disponível no canal oficial do YouTube da instituição, contou com a participação de acadêmicos e professores da área.

O objetivo principal do debate virtual foi destacar como as práticas elaboradas se baseiam em uma perspectiva sociocultural dos letramentos acadêmicos. Essa abordagem teórica é considerada fundamental para a formação dos futuros professores, pois proporciona uma visão ampla e crítica sobre a linguagem e seus usos sociais no contexto acadêmico.

“A abordagem sociocultural dos letramentos acadêmicos proporciona uma compreensão mais profunda e crítica sobre como a linguagem é usada nas diferentes áreas do conhecimento”, salienta a professora Adriana Fischer.
Além disso, as professoras também compartilharam práticas inovadoras adotadas no curso de Letras – Inglês da UNIFEBE, que visam promover o desenvolvimento dos estudantes. Entre as práticas, estão inclusas produções de textos acadêmicos colaborativos, discussões em grupos de estudo e o uso de recursos digitais para ampliar o acesso aos materiais acadêmicos.

“A parceria entre as instituições de ensino superior é fundamental para enriquecer o debate acadêmico e promover a troca de experiências entre docentes e estudantes. A live foi um excelente exemplo disso, demonstrando como as práticas inovadoras no curso de Letras – Inglês da UNIFEBE podem contribuir para uma formação de qualidade e atualizada”, ressalta a professora Mariana.

A professora Rosana Paza, coordenadora do curso, explica que os alunos, ao ingressarem na universidade, são expostos a várias práticas e demandas de leitura e escrita muito diferentes das utilizadas em suas ações cotidianas. “É nesse sentido que o letramento acadêmico vem privilegiar as práticas de leitura e de escrita. É por meio da interação de sala de aula, e de como é feita essa orientação de letramento pelos professores que é possível aos alunos construírem tipos específicos de letramentos acadêmicos”, detalha.

Reitor e professor da UNIFEBE são homenageados pelo CRA/SC

04 de setembro de 2015
Acadêmicos de Administração apresentam trabalhos finais

22 de junho de 2012