15 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Letras-Inglês UNIFEBE utiliza metodologia ativa inovadora para apresentação de trabalhos em grupo

Visual Thinking potencializa a autonomia do acadêmico em seu processo de ensino-aprendizagem

O Visual Thinking, metodologia ativa que abre a possibilidade para que o estudante se aproxime do cenário social e dessa maneira, identifique problemas que careçam de soluções funcionais e inovadoras, proporcionou aos acadêmicos da quarta fase do Curso de Letras-Inglês da UNIFEBE, na disciplina de Teoria Literária, um novo método para apresentação de trabalhos em grupos.

A técnica contribui para a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo e interessante, além de contemplar necessidades de aprendizagem de alunos visuais e especiais. “Com o diagrama definido, a visualização acaba se tornando mais clara, facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, todo desenvolvimento desse processo é avaliado, pois o professor se torna mediador e tem a função de encorajar os alunos ao protagonismo e à autonomia, além de obter ideias claras e objetivas sobre o tema proposto”, garante a professora Francine Sens, responsável pela disciplina.

Segundo a professora Rosana Paza, coordenadora do curso, a utilização do Visual Thinking é vantajosa, pois leva os alunos a organizarem seus conhecimentos e desenvolverem suas capacidades de criação, e o professor, por sua vez, tem uma visão mais qualitativa e imediata do resultado de suas aulas, já que consegue visualizar de que modo o aluno assimilou e relacionou os conteúdos discutidos. “Ao trazer novos processos de ensino-aprendizagem, o professor redesenha as aulas. Por isso, essa metodologia ativa tem muito a contribuir com o processo educacional, visto que ela torna o aluno muito mais autônomo em seu processo de ensino-aprendizagem e facilita as práticas de estudos”, ressalta a coordenadora.

Para a acadêmica Ana Luiza Michel a utilização do Visual Thinking dentro de sala de aula é de suma importância, já que utiliza uma abordagem por meio de imagens, esquemas, mapas mentais e outros recursos visuais para organizar informações e comunicar ideias de forma clara e eficaz, desenvolvendo, assim, habilidades cognitivas. “Ter a oportunidade de conhecer e interagir com essa metodologia ativa dentro da sala de aula é muito enriquecedor, aumenta nossa bagagem educacional e contribui para a formação de um docente mais bem capacitado”, opina Ana Luiza.

UNIFEBE organiza evento focado em experimentos de biofísica

UNIFEBE organiza evento focado em experimentos de biofísica

29 de setembro de 2023
Alunos apresentam estudo de campo sobre transporte em Brusque