O Visual Thinking, metodologia ativa que abre a possibilidade para que o estudante se aproxime do cenário social e dessa maneira, identifique problemas que careçam de soluções funcionais e inovadoras, proporcionou aos acadêmicos da quarta fase do Curso de Letras-Inglês da UNIFEBE, na disciplina de Teoria Literária, um novo método para apresentação de trabalhos em grupos.
A técnica contribui para a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo e interessante, além de contemplar necessidades de aprendizagem de alunos visuais e especiais. “Com o diagrama definido, a visualização acaba se tornando mais clara, facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, todo desenvolvimento desse processo é avaliado, pois o professor se torna mediador e tem a função de encorajar os alunos ao protagonismo e à autonomia, além de obter ideias claras e objetivas sobre o tema proposto”, garante a professora Francine Sens, responsável pela disciplina.
Segundo a professora Rosana Paza, coordenadora do curso, a utilização do Visual Thinking é vantajosa, pois leva os alunos a organizarem seus conhecimentos e desenvolverem suas capacidades de criação, e o professor, por sua vez, tem uma visão mais qualitativa e imediata do resultado de suas aulas, já que consegue visualizar de que modo o aluno assimilou e relacionou os conteúdos discutidos. “Ao trazer novos processos de ensino-aprendizagem, o professor redesenha as aulas. Por isso, essa metodologia ativa tem muito a contribuir com o processo educacional, visto que ela torna o aluno muito mais autônomo em seu processo de ensino-aprendizagem e facilita as práticas de estudos”, ressalta a coordenadora.
Para a acadêmica Ana Luiza Michel a utilização do Visual Thinking dentro de sala de aula é de suma importância, já que utiliza uma abordagem por meio de imagens, esquemas, mapas mentais e outros recursos visuais para organizar informações e comunicar ideias de forma clara e eficaz, desenvolvendo, assim, habilidades cognitivas. “Ter a oportunidade de conhecer e interagir com essa metodologia ativa dentro da sala de aula é muito enriquecedor, aumenta nossa bagagem educacional e contribui para a formação de um docente mais bem capacitado”, opina Ana Luiza.