A série de podcasts O Som da História, produzida por acadêmicos da 7.ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE, teve como foco a vida e obra de autores como Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. A atividade foi desenvolvida com apoio técnico da Rádio Uni e fez parte do componente curricular de Literatura Infantojuvenil. O resultado dos trabalhos também passou a integrar a programação da rádio digital.
Para as produções, a turma foi dividida em grupos, responsáveis por diferentes autores. Cada grupo realizou todo o processo desde o trabalho de pesquisa até o roteiro e a edição do material. A proposta da iniciativa é aproximar o público da história dos escritores responsáveis por produzir clássicos de contos de fadas.
Conforme a acadêmica Mylena Rezini, a experiência de participar da produção do roteiro e da gravação foi diferente e interessante. Segundo ela, além de ampliar os conhecimentos sobre o tema, a atividade proporcionou estímulos importantes ao grupo participante.
“A proposta proporcionou uma forma mais dinâmica de aprendizagem, estimulando a pesquisa, a organização das ideias e a comunicação oral. A gravação, no ambiente da Rádio UNI, tornou a experiência ainda mais marcante. Ela possibilitou vivenciar, na prática, a produção de um podcast em um espaço preparado para esse formato de atividade”.
Práticas atualizadas
Na avaliação da coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, o desenvolvimento da proposta proporcionou uma experiência enriquecedora na formação dos acadêmicos. Ela destaca a aproximação da literatura infantojuvenil a práticas que considera criativas e atuais, por unir pesquisa, oralidade e tecnologias digitais.
“Os estudantes puderam vivenciar, de forma prática e colaborativa, as etapas de produção dos podcasts, tornando a aprendizagem dinâmica, sensível e significativa”, descreve. “Além de ampliar conhecimentos sobre a literatura voltada à infância, a proposta fortaleceu habilidades essenciais à docência, como comunicação, escuta, organização das ideias e trabalho em equipe.”
Conforme a coordenadora, a parceria com a Rádio Uni permitiu desenvolver a atividade em um ambiente propício para a expressão da criatividade. Segundo ela, a participação de acadêmicos na atividade reafirma o compromisso do curso com o que classifica como “práticas formativas inovadoras, humanas e conectadas às demandas da educação contemporânea”.
A professora Suy Mey Schumacher Moresco, responsável pelo componente curricular, acompanhou a produção dos episódios e fez as orientações para o projeto. Segundo ela, a proposta visou aprofundar os estudos acerca da origem da literatura voltada à faixa etária e aos contos de fadas.
“Essa atividade ajudou a desenvolver leitura, pesquisa, escrita e oralidade como práticas sociais, por meio da produção de podcasts, articulando os conteúdos da disciplina de Literatura Infantojuvenil à utilização de tecnologias digitais, além de ampliar o conhecimento dos acadêmicos sobre os grandes nomes por trás dos contos de fadas”, descreve a professora.