notícias colégio
Notícias
31 de julho de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Livro sobre proteção ao meio ambiente é lançado na UNIFEBE

Obra interdisciplinar tem 480 páginas e 16 capítulos

Ruben Carlos Müller

Cerca de 30 profissionais de diversas áreas e engajados com o meio ambiente trabalharam em prol do livro: “Proteção ao meio ambiente: aspectos legais, iniciativas empresariais e ações de educação ambiental”, lançado na UNIFEBE na noite de sexta-feira, 27 de julho.

A professora de Responsabilidade Ambiental, Tamily Roedel, organizadora da obra, conta que a ideia surgiu a partir de uma conversa com a professora Ana Selma Moreira — autora de outros livros —, que lhe encorajou e desafiou a produzir o material.

— Esse é meu primeiro livro e é extremamente gratificante, porque venho me construindo como professora, pessoa e pesquisadora na UNIFEBE. Tudo o que eu faço é porque estou aqui — enfatiza Tamily.

Inspiração de Tamily, a professora Ana Selma contribuiu com a obra. Ela, juntamente com outras duas professoras renomadas na área, falou sobre a proteção das áreas de preservação permanente na zona costeira, a conflituosidade relativa aos ecossistemas e zona urbana, e a proteção jurídica.

— Foi um grande desafio, pois trabalho na área de direito dos animais e penal e tive a oportunidade de aprender com essa área. É um livro que agregará para os acadêmicos da UNIFEBE, para Brusque, Santa Catarina, o Brasil, para o mundo, são sementes que espalhamos por aí — salienta Ana Selma.

Egressa de Direito da UNIFEBE, Daiane Ristow também participou do livro. Um capítulo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Schirleni Ristow aborda o Greenwashing — termo inglês utilizado por uma organização com o objetivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente responsável dos seus serviços ou produtos, ou mesmo da própria organização.

— É a primeira vez que participo de um livro e considero um passo bem importante. Fiquei contente pelo convite e espero que venham muito mais — opina.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, prestigiou o evento e destaca que para um educador participar do lançamento de uma obra é sempre de extrema importância, e principalmente por ser um tema tão relevante como o de proteção ao meio ambiente.

— A professora Tamily foi muito feliz em organizar essa obra e a UNIFEBE em contribuir com a construção de mais conhecimento. É um legado que ficará para os profissionais, instituição e para a comunidade — enfatiza.

O lançamento do livro integrou as ações realizadas na Instituição de 23 a 27 de julho, quando foi celebrada a Semana de Conservação da Natureza. A programação ainda contou com coleta de resíduos eletroeletrônicos, descarte de óleo usado e exposições fotográficas.

Principais temas abordados no livro

  • Os princípios jurídicos do meio ambiente
  • Licenciamento ambiental
  • A construção civil e o meio ambiente
  • A moda e a sustentabilidade
  • Os impactos ambientais de cemitérios horizontais e de empreendimentos rodoviários
  • Economia ecológica
  • Meio ambiente e a questão agrária
  • Desastres ambientais
  • Greenwashing

Saiba mais

O livro de 480 páginas e 16 capítulos custa R$ 50 e pode ser adquirido por meio do e-mail tamily.roedel@unifebe.edu.br.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Receita Federal lança revista de artigos científicos com participação de pesquisadores

Receita Federal lança revista de artigos científicos com participação de pesquisadores


12 de junho de 2014
Estudantes de Karlsruhe customizam bolsas e se divertem com zumba na UNIFEBE
UNIFEBE

Estudantes de Karlsruhe customizam bolsas e se divertem com zumba na UNIFEBE


28 de outubro de 2014
Bancas de TCC de Administração iniciam amanhã

Bancas de TCC de Administração iniciam amanhã


08 de dezembro de 2009
Skip to content