31 de julho de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Livro sobre proteção ao meio ambiente é lançado na UNIFEBE

Obra interdisciplinar tem 480 páginas e 16 capítulos

Ruben Carlos Müller

Cerca de 30 profissionais de diversas áreas e engajados com o meio ambiente trabalharam em prol do livro: “Proteção ao meio ambiente: aspectos legais, iniciativas empresariais e ações de educação ambiental”, lançado na UNIFEBE na noite de sexta-feira, 27 de julho.

A professora de Responsabilidade Ambiental, Tamily Roedel, organizadora da obra, conta que a ideia surgiu a partir de uma conversa com a professora Ana Selma Moreira — autora de outros livros —, que lhe encorajou e desafiou a produzir o material.

— Esse é meu primeiro livro e é extremamente gratificante, porque venho me construindo como professora, pessoa e pesquisadora na UNIFEBE. Tudo o que eu faço é porque estou aqui — enfatiza Tamily.

Inspiração de Tamily, a professora Ana Selma contribuiu com a obra. Ela, juntamente com outras duas professoras renomadas na área, falou sobre a proteção das áreas de preservação permanente na zona costeira, a conflituosidade relativa aos ecossistemas e zona urbana, e a proteção jurídica.

— Foi um grande desafio, pois trabalho na área de direito dos animais e penal e tive a oportunidade de aprender com essa área. É um livro que agregará para os acadêmicos da UNIFEBE, para Brusque, Santa Catarina, o Brasil, para o mundo, são sementes que espalhamos por aí — salienta Ana Selma.

Egressa de Direito da UNIFEBE, Daiane Ristow também participou do livro. Um capítulo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Schirleni Ristow aborda o Greenwashing — termo inglês utilizado por uma organização com o objetivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente responsável dos seus serviços ou produtos, ou mesmo da própria organização.

— É a primeira vez que participo de um livro e considero um passo bem importante. Fiquei contente pelo convite e espero que venham muito mais — opina.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, prestigiou o evento e destaca que para um educador participar do lançamento de uma obra é sempre de extrema importância, e principalmente por ser um tema tão relevante como o de proteção ao meio ambiente.

— A professora Tamily foi muito feliz em organizar essa obra e a UNIFEBE em contribuir com a construção de mais conhecimento. É um legado que ficará para os profissionais, instituição e para a comunidade — enfatiza.

O lançamento do livro integrou as ações realizadas na Instituição de 23 a 27 de julho, quando foi celebrada a Semana de Conservação da Natureza. A programação ainda contou com coleta de resíduos eletroeletrônicos, descarte de óleo usado e exposições fotográficas.

Principais temas abordados no livro

• Os princípios jurídicos do meio ambiente
  • Licenciamento ambiental
  • A construção civil e o meio ambiente
  • A moda e a sustentabilidade
  • Os impactos ambientais de cemitérios horizontais e de empreendimentos rodoviários
  • Economia ecológica
  • Meio ambiente e a questão agrária
  • Desastres ambientais
  • Greenwashing

Saiba mais

O livro de 480 páginas e 16 capítulos custa R$ 50 e pode ser adquirido por meio do e-mail tamily.roedel@unifebe.edu.br.

Receita Federal lança revista de artigos científicos com participação de pesquisadores

12 de junho de 2014
Estudantes de Karlsruhe customizam bolsas e se divertem com zumba na UNIFEBE