02 de abril de 2012

Maestro do Coro agora é mestre em Música

Maestro do Coro conquista título de mestreO maestro do Coro do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Sérgio Luiz Westrupp, conquistou o título de mestre em música com a dissertação "Representações sociais de música em processo de Educação musical formal e não formal de uma escola de Educação Básica". A dissertação foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola de educação básica da região de Brusque.

Westrupp conta que investigou formas de como a música é compreendida e como ela é representada pelos grupos e sujeitos envolvidos direta e indiretamente com suas práticas. “A conclusão desta pesquisa vem fortalecer e revigorar minha dedicação em atuar cada vez mais no campo da educação musical com a certeza de que há muito a se construir e se fortalecer para a presença da educação musical em vários contextos de nossa sociedade”, afirma o maestro.

Além de dirigir o Coro da UNIFEBE, Westrupp desenvolve atividades junto à Escola de Música do CESCB e na formação continuada de professores da Educação Infantil do município de Guabiruba. “Todas estas atividades estão ligadas diretamente ao campo da educação musical. Portanto, são passíveis de serem foco de novas investigações e de novas pesquisas, visto que ainda permaneço membro ativo do Grupo de Pesquisa em Educação Musical – MUSE da UDESC, que é responsável pelo Fórum Catarinense de Educação Musical e pela realização de eventos diretamente relacionados com pesquisa na área”, ressalta.

O músico está organizando cursos de Extensão na UNIFEBE para a formação de professores da educação básica da região com o intuito de promover maior qualificação dos profissionais da educação na abordagem da música em suas atividades curriculares. Também busca estabelecer parcerias entre a Escola de Música do CESCB e a UNIFEBE para fortalecer e ampliar o projeto do Fórum Permanente de Educação Musical iniciado em 2011 como atividade interna da Escola de Música do CESCB.

Texto: Suelen Cerbaro/Foto: Rafael Luiz Zen

Projeto UNIFEBE Com Você atende mais de mil pessoas no primeiro semestre de 2023
Universidade Comunitária

17 de agosto de 2023