21 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Mais de 500 atendimentos são realizados pelo Núcleo de Apoio Contábil da UNIFEBE

Orientações contábeis e fiscais foram fornecidas por professores e acadêmicos em parceria com a Receita Federal

Mais de 500 atendimentos foram realizados até o início de junho deste ano, pelo Núcleo de Apoio Contábil – NAC UNIFEBE, por meio do convênio de cooperação entre a instituição e a Receita Federal.

Integrado ao laboratório do curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal, implantado no campus Santa Terezinha, permitiu que centenas de Pessoas Físicas e Jurídicas tivessem acesso a informações e tirassem suas dúvidas contábeis e fiscais, principalmente no período de declaração do Imposto de Renda 2022.

Nos dados repassados pela Receita Federal, a UNIFEBE, por meio do NAF Brusque, foi a segunda universidade de Santa Catarina com o maior número de atendimentos realizados até junho deste ano.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE, professor Antônio Schlindwein, enfatiza que os números são frutos do trabalho em conjunto, realizado por professores e acadêmicos, com o apoio da Receita Federal.

“Esse resultado representa muito mais que 500 atendimentos, ele é a prova da importância desse serviço à comunidade, mas principalmente, na formação dos nossos acadêmicos, que desde a primeira fase do curso podem vivenciar na prática uma das realidades do mercado de trabalho”, evidencia o professor.

Além dos atendimentos com agendamento, o NAC também desenvolveu o Declare Certo, Atividade de Extensão do curso de Ciências Contábeis, com orientações gratuitas à população durante o Sábado Fácil. A população também pode contar com o apoio de uma página informativa desenvolvida pelo curso, disponível no site da UNIFEBE, e um sistema que permitia simular a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022.

O NAF

O NAF Brusque foi o primeiro da Delegacia da Receita Federal de Blumenau (DRF) a ser implantado na região que abrange 47 municípios, desde Major Gercino até o alto vale catarinense. O convênio entre a UNIFEBE e a Receita Federal foi assinado em agosto de 2017, com o intuito de aproximar a Receita Federal da comunidade e promover formação prática aos estudantes da universidade.

Os atendimentos do NAF são realizados pelos professores e acadêmicos de Ciências Contábeis no NAC – Núcleo de Apoio Contábil da UNIFEBE. Com o suporte da Receita Federal o NAF orienta sobre como proceder e qual a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda, auxilia com informações de inscrição e cadastro do CPF e CNPJ e ajuda no agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal de Brusque.

Inteligência Emocional é foco de estudo com acadêmicos da 1ª fase de Gestão Comercial e Processos Gerenciais
Palestra

12 de maio de 2023