07 de abril de 2011

Mediação e Arbitragem são temas de palestra na Unifebe

O vice-presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem de Brusque, Vilson Schneider, esteve reunido nesta semana com os acadêmicos da 7ª fase do curso de Administração do Centro Universitário de Brusque – Unifebe para apresentar outro método de resolver conflitos na área cível (bens patrimoniais disponíveis).

Durante a palestra organizada pelo professor Márcio Júnior Peroza, da disciplina de Processo de Negociação, Schneider explicou os conceitos de mediação, arbitragem, conciliação e negociação aos estudantes. Segundo Schneider, a arbitragem é uma forma de resolução de conflitos na área privada, ou seja, sem qualquer ingerência do poder estatal.

As partes envolvidas no processo devem estar de comum acordo ao escolher esse método para resolver seu problema, pois a decisão é definitiva. "Uma ou mais pessoas escolhem árbitros ou juízes arbitrais, estranhos ao conflito, para resolver a sua questão. A decisão do árbitro é definitiva", detalhou o palestrante.

Conforme o professor da disciplina, é importante que os administradores conheçam bem cada método, para fazer a escolha certa na hora de redigir um contrato ou concordar com o método citado em contrato de terceiro. "O objetivo é enfatizar as vantagens e benefícios de se utilizar a mediação e arbitragem, visto que além de desafogar a justiça comum brasileira, traz alternativas de custo e agilidade", pontuou o professor.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Resultado Final do Processo Seletivo Docente para o 2º Semestre Letivo de 2008