03 de setembro de 2015

Projeto Costure o Bem entrega peças produzidas durante oficinas

Com muita dedicação, aos poucos as participantes do projeto “Costure o Bem” finalizam e entregam os materiais confeccionados no curso de costura oferecido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, em parceria com a Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria Municipal de Educação. As primeiras bolsas e almofadas foram entregues na Escola Edith Gama Ramos, parceira do projeto.

Durante as aulas, tecidos e aviamentos doados por empresas da região são transformados, por mães de alunos, em bolsas, tapetes, almofadas e bichinhos de pelúcia.

Os tapetes e almofadas serão destinados à biblioteca e à sala de educação infantil da escola. Os bichinhos de pelúcia serão entregues como presente de Natal aos estudantes do educandário no fim do ano.

Para a costureira que sonha fazer Design de Moda, Cristiane Dalsochio Pereira, a oficina o é importante por apresentar novas técnicas, em especial a de modelagem.

“Espero aprender muito. Sou costureira desde os 13 anos, mas ainda quero fazer faculdade. Não parei até hoje e não me imagino longe de uma máquina de costura. Pretendo também repassar as coisas que eu sei para as outras participantes”, conta.

Materiais

Segundo a coordenadora de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, o empenho das participantes surpreendeu. “Elas são muito dedicadas e acabaram produzindo os materiais mais rápido do que nós esperávamos”, diz.

Para a diretora da Escola Edith Gama Ramos, Denise Tatiane Bittencourt Leoni, as oficinas são muito importantes, em especial por ocorrem dentro do ambiente acadêmico.

“É uma experiência que algumas nunca tiveram. Essa oportunidade faz com que elas percebam que nunca é tarde para realizar esse desejo de estar dentro da universidade. É a realização de um sonho para muitas, além de ser uma questão de solidariedade, já que muitas estão ajudando os alunos”, afirma.

A presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE Mara Lucia Figueiredo explica que o projeto mostra a preocupação da instituição com as questões socioambientais. “Pensamos que é possível reaproveitar mais esse material que nos é doado. Além disso, trabalhar com o reaproveitamento e a reutilização desses tecidos nos faz refletir e gera maior conscientização sobre o meio ambiente”.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Lucas Bueno
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE e Prefeitura firmam parceria para implantação do projeto Brusque Solidária