06 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Medicina UNIFEBE recebe conceito 4,46 do MEC

Curso foi avaliado por comissão do Ministério da Educação em Avaliação Externa In Loco, realizada entre os dias 27 e 29 de junho

O curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) é conceito 4,46, em uma escala de 1 a 5, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A nota é resultado da Avaliação Externa In Loco, realizada entre os dias 27 e 29 de junho, pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), composta por dois professores com formação em Medicina.

Na avaliação, a Comissão analisou critérios relacionados à Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Os avaliadores conheceram a infraestrutura oferecida pela UNIFEBE, verificaram documentos, principalmente, o Projeto Pedagógico do Curso, realizaram entrevistas com discentes, técnico-administrativos, docentes, Coordenador do Curso, Coordenador do Internato, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e profissionais de instituições parceiras, que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Assessor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFEBE, Robson Zunino, celebra o resultado obtido. “Os avaliadores conheceram também os cenários dos estabelecimentos de saúde conveniados com a UNIFEBE, vinculados ao Sistema Único de Saúde, nos quais os alunos realizam atividades práticas. As etapas que compõe o processo avaliativo, permitiram que os avaliadores tivessem subsídios para conhecer o Curso de Medicina da UNIFEBE. O resultado da avaliação ratifica a qualidade do Curso e fornece importantes indicadores para a melhoria contínua das práticas institucionais”, destaca Robson.

A Reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, preconiza que a conquista é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica da instituição. “O conceito do MEC reafirma o compromisso e o trabalho da nossa universidade em fazer o curso de Medicina da UNIFEBE o melhor de Santa Catarina e um dos melhores do Brasil. Ao oferecermos uma infraestrutura de primeiro mundo e ao nos propormos formar médicos mais humanos, comprometidos e envolvidos com a comunidade local, temos a certeza de que estaremos cada vez mais perto de alcançarmos esse reconhecimento”, enaltece Rosemari.

O Curso
A primeira turma do curso de Medicina da UNIFEBE iniciou em 2019, com 40 alunos. O currículo integrado com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente das aulas, merece destaque na proposta pedagógica do curso. “Além disso, a estrutura do Bloco da Saúde possibilita que os futuros médicos exercitem a prática médica em modernos laboratórios e desenvolvam mais segurança e confiança até exercerem, efetivamente, a profissão. Tudo isso, somado a um corpo docente formado por profissionais de renome em suas áreas de atuação faz com que o curso de Medicina da UNIFEBE seja coroado com esse reconhecimento nacional ”, afirma o professor Sidnei Gripa, Pró-reitor de graduação da universidade.

O coordenador do curso de Medicina e Secretário Municipal de Saúde, Doutor Osvaldo Quirino de Souza, enfatiza que um dos diferenciais do curso é a atuação dos acadêmicos em diversos serviços de saúde. “Por meio dos convênios firmados com as prefeituras, hospitais e entidades nossos estudantes, além de contribuir melhorando os serviços prestados pelo SUS em diversos municípios da região, expandem seu conhecimento ao vivenciar a profissão na sua essência, desde a primeira fase da graduação. Essa é a principal proposta do curso de Medicina da UNIFEBE, formar médicos éticos, humanos e comprometidos com a comunidade regional”, detalha o doutor Osvaldo.

Com 12 semestres de duração (6 anos) o curso de Medicina da UNIFEBE conta com 400 alunos e a conclusão da primeira turma está prevista para 2024.

Educação Física promove ciclo de debates virtuais com coreógrafos renomados em Santa Catarina
Educação Física

26 de maio de 2020
Professor tem dois artigos publicados em impressos de saúde