notícias colégio
Notícias
09 de junho de 2010

Meio Ambiente e Sustentabilidade é tema de debate no Enpex

Foi aberta na noite da última terça-feira, dia 8, no Auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, mais uma edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Enpex. Durante a cerimônia foi lançada a 2ª edição da versão eletrônica da Revista da Unifebe e logo após, ocorreu uma mesa-redonda sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre renomados profissionais da região.

O vice-reitor Antônio Carlos Schlindwein deu as boas-vindas e salientou que o Enpex oportuniza o debate sobre temas emergentes, através de práticas voltadas para o ensino de qualidade, indissociado da pesquisa e da extensão e comprometido com a formação de profissionais qualificados.

Durante o lançamento da versão eletrônica da Revista da Unifebe, a presidente do Conselho Editorial da Revista, profª. Maria Salete Daros de Souza, destacou: "Sabe-se que a proposta universal é a da totalidade. Esses dois eventos, o Enpex e o lançamento da revista, são evidências que esta instituição trabalha na direção da inversão da fragmentação do saber. A revista está aberta a todas as áreas de conhecimento, por isso, não se afasta das preocupações e reflexões de seus autores".

A mesa-redonda sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade contou com os palestrantes Dr. Airton Spies e Dr. Juarês José Aumond, tendo como mediador o professor George Wilson Aiub. A discussão despertou a participação do público, que contribui com reflexões sobre o assunto. Paralelamente ao debate ocorreu a avaliação dos banners expostos no Átrio do Bloco A.

Spies falou sobre Economia Sustentável. Ele afirmou que quando se fala em sustentabilidade a questão da manutenção dos recursos naturais é fundamental. "É preciso promover o desenvolvimento econômico, mas de forma responsável", disse.

Já Aumond palestrou sobre Meio Ambiente, Economia e Impacto Ambiental. Ele questionou se a sustentabilidade poderá ser uma realidade ou se trata de uma utopia. Para ele, trata-se de uma utopia que deve ser sempre almejada. O palestrante acredita que há três fatores determinantes e difíceis de serem exterminados, que levam à sustentabilidade, são eles: o crescimento populacional, a sofisticação de consumo ao longo das gerações e a questão socioeconômica e cultural.

O Enpex segue nesta quarta-feira (9), com a realização de oficinas e a apresentação de trabalhos. Mais informações na Pré-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão pelo telefone (47)3211-7221 / 7207 ou pelo e-mail: pesquisa@unifebe.edu.br.

Palestrantes

Airto Spies é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Administração de Empresas pela Universidade do Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Possui mestrado em "Masters in Agriculture Science – Farm Management – Lincoln University . Fez doutorado (PhD) Environmental Economics – The University of Queensland. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, além de ser pesquisador da Epagri. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em economia e administração rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, planejamento, pecuária de leite, suinocultura, avicultura e administração rural.

Juarês José Aumond possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Arquitetura e Química e no programa de Pós-Graduação de Engenharia Ambiental. Leciona na Graduação as disciplinas de Biologia da Conservação e Recuperação, Geologia Ambiental, Geologia Geral, Mineralogia, Paleontologia e Recuperação de Áreas Degradadas. No mestrado leciona a disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas. Tem experiência na área de Geociências, Geografia, Geologia, Economia Mineral, Prospecção Mineral, Mineralogia, Paleontologia e Recuperação de Áreas Degradadas.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Formas inovadoras de avaliação são trabalhadas com professores do Colégio UNIFEBE
Colégio UNIFEBE

Formas inovadoras de avaliação são trabalhadas com professores do Colégio UNIFEBE


18 de julho de 2022
UNIFEBE promove atividades recreativas e de promoção à saúde na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira
Destaque

UNIFEBE promove atividades recreativas e de promoção à saúde na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira


18 de maio de 2022
Unifebe comemora Dia Internacional da Mulher com atividades

Unifebe comemora Dia Internacional da Mulher com atividades


06 de março de 2009
Skip to content