14 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Metodologias ativas inovadoras são utilizadas em atividade com acadêmicos de Administração

Professora da disciplina de Negociação aplicou os métodos “Sala de Aula Invertida” e “Role Play''

Acadêmicos da 7ª do Curso de Administração, por meio da Atividade Prática Supervisionada (APS), socializada no primeiro dia de aula, realizaram a leitura do livro “O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança”, de James C. Hunter, individualmente, e depois elaboraram uma resenha em equipe analisando aspectos como fatores que influenciam no processo de negociação e a relação com a teoria e a prática.

Para a socialização das APSs, a professora Gissele Prette, responsável pela disciplina de Negociação, aplicou duas Metodologias Ativas: A Sala de Aula Invertida e a Role Play. Na primeira, os alunos já tinham contato com o conteúdo do livro. Foi disponibilizado um QR-Code, no qual por meio de seus smartphones, responderam às questões referentes à obra e logo após houve socialização e feedback das respostas. “Foi sorteado um integrante de cada equipe para participar de uma roda de conversa e o diálogo consistiu em uma reflexão a partir da leitura e as conexões com a disciplina de negociação”, relata a professora Gissele.

Já a metodologia Role Play consiste em uma técnica na qual os estudantes são convidados a atuar em determinado contexto, interpretando papéis específicos. Foi apresentado um case, que simulou uma situação de compra e venda. “Foram realizadas três rodadas e todos os alunos tiveram oportunidade de representar um papel, sendo compradores, vendedores ou avaliadores. Foi uma atividade dinâmica, todos estavam atentos às encenações e houve ricos comentários por parte dos alunos de modo geral, consolidando assim o ensino-aprendizagem”, assegura a docente.

O acadêmico Bruno Schaeffer considera que a metodologia Role Play faz com que os estudantes tenham um maior foco no objetivo final. “Também serve para que possamos aprender com nossos próprios erros nas negociações desenvolvidas em laboratório, tornando os alunos mais competentes para negociação no mercado de trabalho. Enfrentamos algumas dificuldades no início, mas no final da atividade conseguimos perceber uma evolução a partir da prática”, orgulha-se Bruno.

Segundo o professor Günther Lother Pertschy, coordenador do curso de Administração, o uso de Metodologias Ativas nas práticas pedagógicas tem como propósito principal impactar no processo de aprendizagem, pois estimulam os alunos por meio de desafios a serem mais autônomos, participativos e protagonistas da construção de novos conhecimentos.

Curso de Pedagogia apresenta instalação no hall da Biblioteca

26 de setembro de 2007
Soluções metálicas é tema de palestra na UNIFEBE

26 de setembro de 2012