19 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Metodologias Ativas são aplicadas com estudantes de Pedagogia da UNIFEBE

Recursos enriquecem o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos.

Instigar os estudantes a explorar suas habilidades e competências é uma das características das Metodologias Ativas de Ensino, aplicadas com os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE. A tela interativa é uma das tecnologias educacionais utilizadas nesse processo. Com ela, é possível criar atividades mais dinâmicas, que permitem aos estudantes interagir diretamente com o conteúdo apresentado, possibilitando o protagonismo em sala de aula. Além disso, a tela interativa faculta a realização de atividades em grupo, favorecendo a colaboração e o diálogo entre os estudantes.

“Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem no século XXI. No componente curricular de Profissionalidade Docente, o uso da lousa digital proporcionou às acadêmicas de Pedagogia uma experiência significativa, gerando aprendizado de conceitos do desenvolvimento da profissão docente de forma dinâmica e divertida”, destaca a professora do curso, Fabiana Boos Vásquez.

Alissa Fernanda Borges é acadêmica da 1ª fase do curso e foi uma das estudantes que utilizou o recurso a favor da aprendizagem. “A tecnologia possui um papel de extrema importância na educação, e utilizar esse recurso proporcionou uma maior interação entre o conhecimento teórico e a prática, favorecendo algumas habilidades fundamentais como trabalhar em equipe e buscar atividades inovadoras. Isso com certeza contribuiu para o desenvolvimento de um ensino mais atrativo, não somente para a vida acadêmica, mas também para a futura atuação profissional na educação”, complementa Alissa.

Além do digital

Outra vantagem das Metodologias Ativas é a possibilidade de aplicar atividades desplugadas, ou seja, sem a utilização de tecnologias digitais. “As atividades desplugadas têm como objetivo estimular o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas por meio de atividades manuais, jogos e outras dinâmicas. Elas também são uma opção para evitar o uso excessivo de tecnologias digitais e incentivar os estudantes a desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas”, esclarece o professor Júlio Cesar Frantz.

As possibilidades de recursos são diversas nesse espaço, promovendo um processo de ensino-aprendizagem de forma significativa. Nesse sentido, que as metodologias ativas são aplicadas além do Laboratório e são inseridas na sala de aula. Um dos exemplos é a atividade desenvolvida no componente curricular de Língua Portuguesa: saberes e práticas, lecionada pela professora Suy Mey Moresco. Por meio do microlearning, entrega de conteúdo de forma condensada e criativa, a docente propôs que, baseada na leitura de um texto, os acadêmicos construíssem cards para apresentação do conhecimento. Para isso, os alunos foram instigados a trazerem diferentes mídias, inclusive áudios e/ou vídeos.

“Foi interessante porque tivermos que ir além de apenas resumir um texto e apresentá-lo. Foi necessário um debate entre nós e alinhamento das ideias para não sobrecarregar de informações. Usar o recurso da internet é, na maioria das vezes é um facilitador e a criatividade rola solta. Tenho a certeza de que são métodos aplicáveis à nossa vida profissional, adaptáveis e interessantes. Diria que foi um dos trabalhos que mais nos interessou em fazer”, comenta a acadêmica da 3ª fase, Micaella Mantovani Daneluzi.

Aliadas ou não às tecnologias educacionais, as metodologias ativas de ensino têm sido ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da Graduação. A utilização de telas interativas, smartphones, laptops, óculos de realidade virtual, games e recursos para atividades desplugadas podem ser algumas das alternativas para tornar as aulas mais dinâmicas e engajadoras, estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

“É nesse sentido que, o Laboratório de Metodologias Ativas do Curso vem para somar às propostas pedagógicas, oferecendo diversas possibilidades de aulas interativas, dialógicas, tecnológicas ou não, promovendo uma relação com o conhecimento de forma interativa com foco no estudante, no seu protagonismo”, enaltece a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Laboratório de Metodologias Ativas

O Laboratório de Metodologias Ativas foi apoiado pelo Edital Fapesc n°29/2021, que é coordenado pelo Professor Joel Haroldo Baade. Além dos óculos de realidade virtual, o laboratório conta com Tela Interativa Touch Screen 4K de 65”, 13 laptops, mesas modulares, kits maker e de robótica educacional.

UNIFEBE promove Psicologia e a Saúde Mental: Encontros e compartilhamentos do sofrimento psíquico na universidade
Serviço

12 de março de 2020