notícias colégio
Notícias
19 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Metodologias Ativas são aplicadas com estudantes de Pedagogia da UNIFEBE

Recursos enriquecem o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos.

Instigar os estudantes a explorar suas habilidades e competências é uma das características das Metodologias Ativas de Ensino, aplicadas com os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE. A tela interativa é uma das tecnologias educacionais utilizadas nesse processo. Com ela, é possível criar atividades mais dinâmicas, que permitem aos estudantes interagir diretamente com o conteúdo apresentado, possibilitando o protagonismo em sala de aula. Além disso, a tela interativa faculta a realização de atividades em grupo, favorecendo a colaboração e o diálogo entre os estudantes.

“Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem no século XXI. No componente curricular de Profissionalidade Docente, o uso da lousa digital proporcionou às acadêmicas de Pedagogia uma experiência significativa, gerando aprendizado de conceitos do desenvolvimento da profissão docente de forma dinâmica e divertida”, destaca a professora do curso, Fabiana Boos Vásquez.

 

Alissa Fernanda Borges é acadêmica da 1ª fase do curso e foi uma das estudantes que utilizou o recurso a favor da aprendizagem. “A tecnologia possui um papel de extrema importância na educação, e utilizar esse recurso proporcionou uma maior interação entre o conhecimento teórico e a prática, favorecendo algumas habilidades fundamentais como trabalhar em equipe e buscar atividades inovadoras. Isso com certeza contribuiu para o desenvolvimento de um ensino mais atrativo, não somente para a vida acadêmica, mas também para a futura atuação profissional na educação”, complementa Alissa.

 

Além do digital

Outra vantagem das Metodologias Ativas é a possibilidade de aplicar atividades desplugadas, ou seja, sem a utilização de tecnologias digitais. “As atividades desplugadas têm como objetivo estimular o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas por meio de atividades manuais, jogos e outras dinâmicas. Elas também são uma opção para evitar o uso excessivo de tecnologias digitais e incentivar os estudantes a desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas”, esclarece o professor Júlio Cesar Frantz.

As possibilidades de recursos são diversas nesse espaço, promovendo um processo de ensino-aprendizagem de forma significativa. Nesse sentido, que as metodologias ativas são aplicadas além do Laboratório e são inseridas na sala de aula. Um dos exemplos é a atividade desenvolvida no componente curricular de Língua Portuguesa: saberes e práticas, lecionada pela professora Suy Mey Moresco. Por meio do microlearning, entrega de conteúdo de forma condensada e criativa, a docente propôs que, baseada na leitura de um texto, os acadêmicos construíssem cards para apresentação do conhecimento. Para isso, os alunos foram instigados a trazerem diferentes mídias, inclusive áudios e/ou vídeos.

 

“Foi interessante porque tivermos que ir além de apenas resumir um texto e apresentá-lo. Foi necessário um debate entre nós e alinhamento das ideias para não sobrecarregar de informações. Usar o recurso da internet é, na maioria das vezes é um facilitador e a criatividade rola solta. Tenho a certeza de que são métodos aplicáveis à nossa vida profissional, adaptáveis e interessantes. Diria que foi um dos trabalhos que mais nos interessou em fazer”, comenta a acadêmica da 3ª fase, Micaella Mantovani Daneluzi.

Aliadas ou não às tecnologias educacionais, as metodologias ativas de ensino têm sido ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da Graduação. A utilização de telas interativas, smartphones, laptops, óculos de realidade virtual, games e recursos para atividades desplugadas podem ser algumas das alternativas para tornar as aulas mais dinâmicas e engajadoras, estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

 

“É nesse sentido que, o Laboratório de Metodologias Ativas do Curso vem para somar às propostas pedagógicas, oferecendo diversas possibilidades de aulas interativas, dialógicas, tecnológicas ou não, promovendo uma relação com o conhecimento de forma interativa com foco no estudante, no seu protagonismo”, enaltece a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Laboratório de Metodologias Ativas

O Laboratório de Metodologias Ativas foi apoiado pelo Edital Fapesc n°29/2021, que é coordenado pelo Professor Joel Haroldo Baade. Além dos óculos de realidade virtual, o laboratório conta com Tela Interativa Touch Screen 4K de 65”, 13 laptops, mesas modulares, kits maker e de robótica educacional.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE promove debate virtual sobre Direitos Humanos em tempos de pandemia
Pós-graduação

UNIFEBE promove debate virtual sobre Direitos Humanos em tempos de pandemia


26 de março de 2020
Oficina de vídeo: “A câmera é uma caneta!”

Oficina de vídeo: “A câmera é uma caneta!”


25 de julho de 2005
Aluno do Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Educação Financeira
Colégio UNIFEBE

Aluno do Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Educação Financeira


09 de novembro de 2022
Skip to content