notícias colégio
Notícias
26 de junho de 2026
por: João Roberge
João Roberge

Mostra de Dança movimenta e emociona intervalo de aulas na UNIFEBE

Atividade integra componente curricular da sétima fase de Educação Física

A Mostra de Dança 2026.1 foi realizada na noite desta segunda-feira (22), agitando o intervalo das aulas no Bloco A da UNIFEBE. O evento integra o componente curricular Metodologia do Ensino da Dança e Atividade Rítmica, da sétima fase do Curso de Educação Física. Foram realizadas seis apresentações de grupos de Brusque e região, além de um número apresentado pelos próprios acadêmicos da sétima fase.

A abertura foi feita pelos próprios acadêmicos, com a coreografia “É Tempo de Arraial”, com a temática da Festa Junina. Conforme a estudante Laura Fantini, a turma teve grandes aprendizados que foram além dos movimentos técnicos da dança, abrangendo também o desenvolvimento da postura, do trabalho em equipe, da criação coletiva, da paciência e da empatia ao longo da preparação.

“Desde o início da componente curricular, a professora apresentou a proposta da mostra de dança e nos preparou para esse momento. No entanto, foi principalmente nos últimos encontros que começamos a construir a apresentação de forma mais intensa e a compreender tudo o que ela envolvia”, relata.

O grupo superou o nervosismo experimentado nos bastidores e na entrada do palco, demonstrando um forte compromisso de participar da Mostra de Dança e compartilhar sua apresentação. Algo que marcou muito foi que, depois da nossa apresentação, o comentário mais frequente entre os colegas foi o desejo de repetir o evento. Mesmo com a pressão, a responsabilidade e o medo de errar, a sensação de estar no palco foi extremamente gratificante”, destaca.

A acadêmica conclui dizendo que a experiência proporcionou um sentimento de pertencimento e uma compreensão mais profunda sobre a dança e o momento de estar à frente de um público. “Foi uma experiência desafiadora, mas também muito enriquecedora, e que certamente repetiríamos.”

A professora Stefanie Müller é quem ministra o componente curricular Metodologia do Ensino da Dança e Atividade Rítmica. Ela celebra a retomada da Mostra de Dança neste semestre e, após essa reestreia, planeja novas edições.

“É sempre positivo quando a gente tem essa troca, trazendo a comunidade. Tivemos escolas de fora, tivemos apresentação dos nossos acadêmicos. Vários professores e estudantes de outros cursos vieram prestigiar o que a gente desenvolve aqui, no nosso entorno, na cidade”, destaca.

Para o professor e coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, João Derli de Souza Santos, a retomada da Mostra de Dança ganha ainda mais relevância com a contribuição da professora, que tem desempenhado um papel decisivo no aperfeiçoamento e na consolidação do evento. Segundo ele, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a promoção da cultura e com a formação integral dos estudantes.

“A formação do estudante vai muito além das questões sociais, econômicas e acadêmicas. A dimensão cultural também ocupa um espaço fundamental nesse processo, pois contribui para a construção de uma sociedade mais sensível, crítica e participativa. Contamos com uma parceria muito significativa e com apresentações de alto nível, desenvolvidas por grupos que atuam na área há muitos anos. Valorizar e vivenciar a cultura é essencial para a instituição e representa uma contribuição relevante para o enriquecimento da sociedade contemporânea”, destaca.

Apresentações

É Tempo de Arraial – Acadêmicos da sétima fase do Curso de Educação Física

Elusão – Studio de Dança SlomSky Dance
Coreografia: Patrícia Giraldi.

Doce Melodia – Studio de Dança Anna’s
Coreografia: Ana Maria Schumacher

De Volta ao Passado – EEF Ponta Russa
Coreografia: Adonis Marcos Lisboa

As Versões de Mim – Indi Estúdio de Dança
Coreografia: Isadora Bittelbrunn

Por um Fio – Studio de Dança Anna’s
Coreografia: Neide Mattioli Schumacher

Ser – Studio de Dança SlomSky Dance
Coreografia: Roselis Appel

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Lacedh lança documentário e promove conversa com brusquense preso durante a ditadura militar
Direito

Lacedh lança documentário e promove conversa com brusquense preso durante a ditadura militar


15 de abril de 2024
Processo Seletivo Interno(PSI) Técnico-Administrativo para a função de Assistente de Controle Docente

Processo Seletivo Interno(PSI) Técnico-Administrativo para a função de Assistente de Controle Docente


30 de junho de 2011
Unifebe na Comunidade é sucesso de público em Gaspar

Unifebe na Comunidade é sucesso de público em Gaspar


19 de maio de 2008
Skip to content