29 de abril de 2011

Mostra de Talentos bate recorde de público e participantes

Eles afinaram a voz, treinaram passos, ensaiaram versos, criaram desenhos, fotografaram. Cada inscrito na VIII Mostra de Talentos do Centro Universitário de Brusque – Unifebe compôs uma nota na melodia chamada arte, que embalou a noite de quarta-feira, 27 de abril. Mais de 30 artistas expuseram ou apresentaram suas produções culturais no Auditório do Bloco C e no Átrio do Bloco A da Instituição, campus Santa Terezinha. No palco, diversidade de ritmos e talentos de Brusque, Nova Trento e Balneário Camboriú. Na plateia, palmas ao ritmo da música. Se de um lado o show do artista envolvia seu público, de outro, o público com aplausos agradecia o artista.

A Mostra de Talentos, realizada anualmente, bateu o recorde de inscritos e participantes. Pacífica Seger, 76 anos, acompanhou o espetáculo do neto, que compõe a banda "Acoustic Experience" e apresentou músicas de Evanescence, Guns’n Roses e Green Day. A família do pintor Gabriel Roque, que expôs desenhos sobre "O universo e suas contradições" também marcou presença no evento. Ele conta que seus desenhos são feitos à mão e depois pintados no computador. "O desenho vai criando um significado conforme se desenha", explicou ele, que frisou a importância da iniciativa. "Esse tipo de evento nos ajuda a divulgar o nosso trabalho", frisou.

O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, destacou a participação na Mostra. "Percebemos o aumento da participação não só dos acadêmicos, funcionários ou docentes, mas da própria comunidade. E a universidade é isso. Não apenas ensino. É pesquisa, extensão e cultura. Precisamos cada vez mais formar pessoas não só com a técnica, mas que tenham sensibilidade e saibam o que acontece ao seu redor", declarou.

Diversidade
A diversidade envolveu a Mostra. Teve som de Pink Floyd e Supertramp com a banda de Balneário Camboriú, Codename Jack. O grupo foi formado no início do ano. "A proposta inicial é tocar rock clássico, mas com uma pitada de coisas mais modernas. Mais adiante queremos trabalhar composições próprias e lançar a banda", disse o vocalista David Bianchi.

A Escola Municipal Professora Augusta Knorring também mostrou que é ligada à música. Além das apresentações da Banda de Percussão, um grupo de alunos da 7ª série cantou a letra das suas redações adaptadas a uma melodia criada pelo professor de Biologia Alessandro Conceição Henriques. "Para incentivar os alunos eu solicitei que escrevessem redações para um concurso da prefeitura. As que ficassem legais eu transformaria em música. Acredito que esta seja uma maneira mais fácil deles aprenderem", evidenciou.

Outras apresentações, como Cancioneiro Popular com Luiz Elias Valle e Isaias Marçal Valle, teatro, expressão corporal e declamação de poemas fizeram parte da noite. O professor de Logística, Antônio Carlos Gonçalves, prestigiou as danças do grupo folclórico italiano, Folk Nea Tridentum. "Considero fantástico qualquer grupo que trabalha com a cultura. Dançar faz bem para a alma e para o físico", disse. Também acompanhou a apresentação o diretor de Cultura de Nova Trento e presidente do Círculo Trentino, Rino Montibeller.

Mais fotos você confere na galeria de imagens.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Comunicado nº 45/11 – Resultado Final para vaga de Estagiário para o Núcleo de Informática

18 de julho de 2011
Unifebe comemora 36 anos de história