30 de novembro de 2011

Na luta pela entrância especial

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, que integra as instituições que se mobilizam para elevar a comarca de Brusque de entrância final para especial, sediou o segundo encontro para a discussão sobre o tema. No dia 24 de novembro, os representantes das entidades assinaram um documento com informações técnicas que justificam a elevação da comarca, o qual será entregue ao Tribunal de Justiça. O grupo também mobiliza lideranças políticas para ajudarem na causa.

Com a entrância especial, Brusque terá mais juízes e servidores, o que dará mais celeridade aos processos, mas principalmente, vai reduzir a rotatividade dos juízes na cidade, uma vez que, poderão fazer carreira na comarca até serem indicados ou promovidos ao Tribunal de Justiça.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brusque e professor da Unifebe, Ricardo Vianna Hoffmann, uma comissão foi constituída para acompanhar todo o trâmite. "As reuniões estão sendo muito importantes, principalmente pelo grande número de entidades envolvidas", frisou.

Para o reitor, Günther Lother Pertschy, os resultados obtidos são de extrema importância. "A Unifebe fica satisfeita por termos conseguido reunir aqui lideranças e entidades em prol de um objetivo que irá beneficiar Brusque e toda região", avaliou.

O documento será entregue ao Tribunal de Justiça, que irá avaliar e dar o parecer se acata a reivindicação da região. Se a solicitação for acatada, ela segue para a Assembleia Legislativa para aprovação e depois passa pelas mãos do governador, Raimundo Colombo, onde deverá ser sancionada.

Conforme o prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, se o Tribunal de Justiça deferir o pedido, é pouco provável que Executivo e Legislativo não aprovem. "No tempo em que eu estive na Assembleia, nenhum projeto que veio do Judiciário foi reprovado", afirmou.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Aluno de Engenharia Mecânica escreve TCC em inglês