28 de agosto de 2015

Natureza inspira acadêmicos em trabalho sobre estruturas arquitetônicas

Estruturas desenvolvidas na aula de arquitetura

Buscando inspiração na natureza, os acadêmicos da 2ª fase de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE encontraram formas do mundo real para comparar aos sistemas estruturais utilizados nos projetos de arquitetura. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Análise de Modelos de Estruturas, orientado pela professora Alexssandra da Silva Fidelis.

“Para isso, utilizou-se os princípios da biomimética, que é a área que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza, visando à criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade, estética e sustentabilidade”, explica a professora.

Cada equipe analisou um tema específico, teia de aranha, casulo da lagarta, cogumelo, conchas e outros, e realizou a sua interpretação sobre o assunto, desenvolvendo uma maquete/ protótipo que representasse a análise.
O grupo do acadêmico Patrick Luchesi usou como referência a estrutura do estádio do Morumbi, que lembra um ninho.

“Fizemos a ligação com uma casa de João de Barro. Foi bacana colocar a mão na massa e aliar teoria e prática”, diz.

Segundo o estudante, o curso proporciona diversas atividades como esta, que além de divertidas, servem como experiência e trazem melhor qualidade aos trabalhos e à aprendizagem.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br