notícias colégio
Notícias
30 de outubro de 2013

No dia do livro, exemplares são trocados em feira literária da UNIFEBE

No Dia Nacional do Livro, 29, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a 2ª edição da Feira de Troca Literária. Quem tinha um livro na estante aproveitou para adquirir novos títulos sem pagar por eles. A feira permitiu que as pessoas trocassem um livro por outro. A acadêmica de Pedagogia, Michele Gonçalves Schwamberger, participou pela primeira vez da feira. “Gostei muito da iniciativa. Peguei os livros que estavam ficando empoeirados e adquiri novos títulos sem gastar nada por isso”, afirmou.


“Participei da primeira feira e estava ansiosa para trocar de novo este ano. Escolhi alguns títulos na estante e vim trocar por novos. Fiquei surpreendida com a qualidade dos títulos disponíveis para troca. Agora é só ler o que peguei e esperar pela próxima feira de troca para renovar o conhecimento”, afirmou Evelyn Lima.


Foram trocados mais de 100 livros das áreas de literatura, ficção, não ficção e autoajuda. Participaram da feira professores, acadêmicos, funcionários e a comunidade.

Segundo a presidente da comissão, Luana Franciele Fernandes Alves, a feira tem como objetivo incentivar a leitura. “Esse é um evento que já faz parte do calendário da instituição para comemorar o Dia Nacional do Livro”, afirmou.


A bibliotecária da UNIFEBE, Carla Zenita do Nascimento, afirmou que a troca oportuniza reciclar o acervo pessoal, estimulando a leitura de outras obras. “A leitura é fundamental para o ser humano, pois proporciona o crescimento pessoal, estimula o raciocínio e contribui para a longevidade. Quem lê costuma ser mais ativo e desenvolve ideias próprias. Conforme Mahatma Gandhi, você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer que as pessoas parem de lê-los”, finalizou.

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado no país foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.


O crescimento editorial no Brasil só foi possível com a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
No ano passado, foram vendidos mais de 283 milhões de livros no Brasil.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Estudantes de Graduação podem se inscrever para atuar como monitores em 2024
UNIFEBE

Estudantes de Graduação podem se inscrever para atuar como monitores em 2024


06 de dezembro de 2023
Unifebe no Encontro Catarinense de Professores de Basquetebol

Unifebe no Encontro Catarinense de Professores de Basquetebol


10 de março de 2010
Publica a ordem dos candidatos na cédula eleitoral para concorrerem ao cargo de Reitor da Unifebe

Publica a ordem dos candidatos na cédula eleitoral para concorrerem ao cargo de Reitor da Unifebe


04 de outubro de 2010
Skip to content