notícias colégio
Notícias
01 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Novos médicos do Programa de Residência Médica da UNIFEBE são recepcionados no Hospital Azambuja

Especialização em Clínica e Residência Médica inicia no dia 1º de março

A partir do dia 1º de março, o Hospital Azambuja contará com três novos médicos residentes. Os estudantes aprovados no Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foram recepcionados nesta segunda-feira (27), no Hospital Azambuja, e conheceram a equipe, preceptores e os colegas residentes que os acompanharão pelos próximos dois anos, ao longo da especialização em Residência em Clínica Médica.

Mariana Queiroz Souza Pereira, de Fortaleza, é uma das estudantes aprovadas no Programa. “O acolhimento da equipe da UNIFEBE e do Hospital Azambuja, com certeza farão toda diferença nesse processo de aprendizagem. Espero evoluir profissionalmente, ampliar meus conhecimentos, domínio técnico e, principalmente, contribuir com meus atendimentos à população”, evidenciou a nova residente.

Além de Mariana, os médicos Luzia de Lemos Souza, do Rio Grande do Sul, e Rafael Cardoso da Silva Barbosa, de Rondônia, também integrarão o time de residentes e farão estágio em diferentes áreas da unidade hospitalar e em outros serviços da Secretaria Municipal de Saúde, como na Policlínica e Unidades Básicas de Saúde.

Residentes concluintes

O momento de integração também foi marcado pela conclusão de mais uma turma, declarada oficialmente especialista em Clínica Médica. Durante a especialização, Daniel Duarte Ferreira descobriu o gosto pela docência e passou a atuar como professor de Habilidades Médicas – Endocrinologia, no curso de Medicina da UNIFEBE.

“Só tenho a agradecer a toda a equipe pelos aprendizados e oportunidades. Foi um período em que cresci muito como médico, mas também como ser humano. Quero agora, por meio da docência, mostrar um pouco do que aprendi e estimular esses futuros médicos a sempre buscarem dar o seu melhor”, destacou Daniel.

6ª Turma

Esta é a 6ª turma da Residência em Clínica Médica da UNIFEBE, pós-graduação caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a legislação vigente, objetivando o aperfeiçoamento da formação médica e melhoria no atendimento à população.

Por meio da parceria firmada entre a UNIFEBE, Hospital Azambuja e Secretaria Municipal de Saúde, os residentes fazem estágios em subespecialidades, como cardiologia, pneumologia, nefrologia, infectologia e hepatites virais, gastroenterologia e saúde mental. Além de pronto atendimento e UTI.

 

“Mais do que aprimorar suas habilidades profissionais, ao cursar o Programa de Residência em Clínica Médica, esses médicos se dedicam de uma forma única a aprender na prática situações vivenciadas de modo particular nas unidades hospitalares. Desejo aos ingressantes, que a jornada seja repleta de desafios realizadores, e aos que se despedem da residência este mês, ainda mais sucesso”, complementou o supervisor do Programa, professor Antônio de Pádua Santos Lanna.

O Programa

O lançamento do Programa de Residência em Clínica Médica da UNIFEBE foi realizado em agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico doutor Charles Machado, e a primeira turma teve início em março de 2018, no Hospital Azambuja.

“O Programa de Residência em Clínica Médica faz parte da construção do curso de Medicina da nossa instituição, pois ele dá continuidade à formação humanística que prezamos ao longo da Graduação. Ao possibilitar que esses estudantes estejam em contato com a profissão no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde, proporcionamos uma formação prática e somamos forças aos atendimentos do Sistema Único de Saúde, cumprindo com o nosso objetivo de integrar universidade e sociedade”, enalteceu o vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini.

O momento de integração entre ingressantes e concluintes contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, da secretária executiva da COREME, Aline Battisti Pereira, preceptores e equipe do Hospital Azambuja.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Processo Seletivo – Coro da Unifebe – Comunicado PROPPEx nº 06/08

Processo Seletivo – Coro da Unifebe – Comunicado PROPPEx nº 06/08


11 de agosto de 2008
Aluno de Engenharia Mecânica escreve TCC em inglês
Destaque

Aluno de Engenharia Mecânica escreve TCC em inglês


20 de fevereiro de 2019
FEBE lança concurso para escolha do hino institucional
Universidade Comunitária

FEBE lança concurso para escolha do hino institucional


27 de novembro de 2020
Skip to content