10 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

NPJ da UNIFEBE espera atender mais de mil pessoas no 1º semestre do ano

Atendimentos são realizados nas modalidades presencial e híbrida

Com o retorno gradativo das atividades de forma presencial pós-pandemia, o Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE (NPJ) vem registrando um aumento considerável de atendimentos. Por meio de uma agenda planejada de acordo com o número de alunos, professores orientadores e espaço físico, em 2022 foram realizados 1.963 atendimentos na prestação de serviços à comunidade na Assistência Judiciária, Juizado Especial Cível e Mediação Familiar – CEJUSC, registrando um índice de 90% a mais do que no ano anterior.

Para 2023, há uma projeção de 1.084 novos atendimentos apenas no primeiro semestre. Além disso, a tendência é que esses índices se mantenham no segundo semestre. De acordo com a professora Adriana Bina da Silveira, coordenadora do NPJ, os atendimentos são efetuados na modalidade presencial, porém, a forma híbrida (via on-line) não é descartada, especialmente quando os assistidos possuem familiaridade e condições de utilizar ferramentas tecnológicas, o que também justifica o aumento nos índices de atendimento.

“Exemplo disso foram os atendimentos em demandas que envolvem alimentos e/ou guarda de menores e uma das partes está em reclusão. Nesses casos, a unidade prisional é contatada e mediante autorização, essas pessoas podem ser atendidas por videoconferência”, explica a professora Bina.

Outra forma de atendimento híbrido acontece quando a parte contrária reside em outra comarca ou estado e demonstra intenção de compor, valendo-se do meio da videoconferência. “Respeitamos todos os critérios que envolvem a segurança de todas as partes e a ética profissional. Essa modalidade ampliou o acesso à justiça, possibilitando que cidadão, livre ou não, busque a solução do conflito pela via consensual”, sustenta.

Aliando a teoria com a prática

O NPJ é também o espaço de prática dos estudantes. Por meio dele, os acadêmicos da UNIFEBE realizam seus estágios obrigatórios e passam a ter contato com diversas áreas de atuação, pondo em prática os conceitos abordados em sala de aula.

A acadêmica Júlia Vitória Matias de Souza, da 9ª fase, considera que o Núcleo é um elemento fundamental na sua formação. “Chegando aos últimos semestres do curso percebo a grande importância do NPJ para os estudantes. Adquirimos muita experiência ao interagir com professores, e comunidade em geral, além de termos acesso a casos reais”, elogia.

Curso de Pedagogia realiza Oficinas

06 de julho de 2006
Unifebe apresenta previsão orçamentária para 2010

07 de junho de 2010