18 de março de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE é homenageado na OAB-SC

Moção foi proposta em reconhecimento aos 25 anos de atividade do NPJ.

O Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi homenageado na última sexta-feira (13), na sessão ordinária da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), em Florianópolis. A moção em reconhecimento aos 25 anos de atividade do NPJ foi proposta pelo conselheiro estadual da OAB-SC e professor da UNIFEBE, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira.

Na oportunidade, Maia relatou as atividades desenvolvidas pelo Núcleo desde a sua criação, ressaltando o atendimento à comunidade, principalmente, em vulnerabilidade socioeconômica, na assistência jurídica e juizado especial cível de pequenas causas.

Maia lembrou que ao longo dos 25 anos, mais de 15 mil protocolos e oito mil peças jurídicas foram elaboradas pelos acadêmicos e professores do NPJ, e que esses dados representam em média 611 protocolos de atendimento e 356 peças iniciais e intermediárias elaboradas por ano.

“Os números demonstram o serviço gratuito e voluntário prestado à comunidade. São cerca de 150 ações ajuizadas por ano, sem contar as resolvidas por meio de mediação familiar e conciliação. E no juizado especial são atendidas mais de mil pessoas pelo mesmo período”, frisa Maia.

A gestão implantada no NPJ e outras práticas de extensão como resolução de cases em parceria com escritórios de advocacia, departamento jurídico de grandes empresas e defensoria pública também foi lembrado durante a moção.

Maia enfatizou ainda o atendimento realizado na Unidade Prisional de Brusque e o projeto de palestras denominado “Compartilhando conhecimentos sobre cidadania”, ministrado em escolas, com os grupos da Rede Feminina de Combate ao Câncer e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

No fim do ato, uma moção de aplausos foi requerida aos participantes da sessão. A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE, professora Adriana Bina da Silveira, também esteve presente, representando a instituição. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento da UNIFEBE, do curso de Direito e do NPJ perante os advogados de nosso estado. O ato marca a história desse trabalho que vem sendo desenvolvido em prol dos nossos estudantes e da população”, conclui Adriana.

Fotos: OAB-SC

Liberadas parcelas da Bolsa de Estudo do Fundosocial